A Viajoteca da próxima quinta-feira (21) vai chegar misturando balé cênico com dança afro contemporâneo, através de uma verdadeira aula de arte e identidade. Sob a mediação da Diretora da CAT, Mara Ledo, Vavá Botelho, fundador do Balé Folclórico da Bahia, vai falar sobre a construção dessa companhia que hoje é conhecida e reconhecida em mais de 30 países. É a única companhia de dança folclórica profissional do país, criada em 1988 por Walson Botelho e Ninho Reis, apresentando, desde então, um significativo currículo de atividades, especialmente prêmios em turnês nacionais e internacionais. Além de um considerável prestígio refletido na resposta do público e da crítica especializada. É considerada pela Associação Mundial de Críticos como a “melhor companhia de dança folclórica do mundo”, na atualidade. Incrível, né?
Responsável pela idealização e criação do Balé Folclórico da Bahia, em 1988, e com ela conquistou diversos prêmios pelos trabalhos apresentados, como: “Prêmio Fiat”, em 1990; “Prêmio Estímulo”, em 1993, “Prêmio Mambembão” em 1996, “Prêmio Bom do Brasil”, em 2004 e “Prêmio Mérito ao Turismo”, em2006.
Foi responsável, também, pela organização das inúmeras turnês, que a companhia realizou pelo Brasil, Américas do Norte, Sul e Central, Europa, África e Oceania, recebendo os maiores reconhecimentos pelo trabalho apresentado nos mais importantes teatros nesses continentes. Então, já anota na agenda aí pra não esquecer: dia 21/10, às 19h no Youtube da Casa Anísio Teixeira (link –https://www.youtube.com/watch?v=pyKHhpnLtq8