Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Aprovado para receber apoio financeiro, o projeto da Universidade garantiu um aporte de aproximadamente R$ 6 milhões. Esses recursos serão destinados à aquisição de equipamentos multiusuários de grande porte avaliados em mais de R$ 500 mil.
O projeto submetido pela Instituição, coordenado pelo professor Robério Rodrigues, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), visa fortalecer o parque científico da Uesb. Segundo Robério, a aquisição de novos equipamentos beneficiará os Programas de Pós-Graduação e seus pesquisadores, renovando diversas linhas de pesquisa.
“Muitas linhas de pesquisa serão revitalizadas, incrementando pesquisas importantes que já são desenvolvidas e que poderão contar com análises mais sofisticadas, dados mais acurados e pesquisas mais inovadoras”, destaca.
Nesse sentido, o projeto está em consonância com os objetivos do edital 2024 da Finep, que visa à aquisição e modernização de equipamentos para aumentar a capacidade dos parques científicos no Brasil, contribuindo para a competitividade do país em diversas áreas do conhecimento, um dos critérios de mérito do edital.
“Nós construímos um PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional] que se alinha às políticas nacionais de desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação. A equipe científica do projeto é altamente qualificada, composta exclusivamente por Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq”, pontua Rodrigues.
Ainda conforme o pró-reitor, o projeto precisa ser contratado para que a Finep repasse os recursos para a conta convênio e, assim, seja iniciada a compra dos equipamentos. “O mais provável é que as primeiras aquisições e/ou importações sejam realizadas logo nos primeiros meses de 2025”, finaliza.