Em março de 2020, o Ministério da Cidadania suspendeu pela primeira vez os procedimentos operacionais e de gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O objetivo era evitar processos que pudessem interromper o pagamento de benefícios. Em julho daquele ano, a continuidade da pandemia levou a pasta a prorrogar a decisão por mais 180 dias. Alguns meses depois, em janeiro de 2021, a suspensão foi mantida por mais 90 dias. Na última quarta-feira, 29, os procedimentos voltaram a ser suspensos. A medida tem como finalidade garantir o distanciamento social, impedindo a disseminação da Covid-19 e protegendo os beneficiários e trabalhadores da assistência social e da gestão dos programas.
Foram interrompidos procedimentos como visitas domiciliares e convocação da população para atendimento presencial. Até o fim desse período, não serão realizados processos de averiguação e revisão cadastral, o que também suspende a aplicação dos efeitos decorrentes do descumprimento das regras desses programas. A decisão afeta os beneficiários do Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social(BPC) . Enquanto o auxílio emergencial estiver vigente, não serão realizadas ações de administração de benefícios do Bolsa Família de ordem municipal ou mudanças no cadastro de famílias beneficiárias para gestão da folha de pagamento do programa.