O ultimo dia 15 foi comemorado “Dia do Deficiente Visual” e há 18 anos foi fundada em Jequié a AJECE- que tem a frente até os dias de hoje, o casal Antonio Carlos e Luzinete. E como coordenadora Pedagógica Iara Marcelo. É uma entidade sem fins lucrativos e quem fala ao Blog e conta um pouco da historia da AJECE é a deficiente visual Silvana Correia Pacheco, que foi à pioneira da Ajece, e acreditou, mesmo sendo a única aluna dos cursos oferecidos pela Associação, no começo da fundação. Hoje a entidade conta com mais de 130 alunos, oferecendo cursos em braile, informática e pré vestibular. Todos na esperança de um futuro promissor.
Silvana disse ainda, que não seja preciso ter olhos para ver o crescimento da AJECE e sim superar todos os desafios enfrentados pela entidade com fé e acreditando que os olhos de Deus estão para os que enxergam, assim como para os que não tiveram a mesma sorte de nascer enxergando. Disse ainda que superação é tentar vencer os problemas, embora nem todos se consegue superar, mas nunca Desistir, ir a Luta. (Palavras de uma deficiente visual).
A Associação também conta com professores voluntários e isso tem deixado Antonio Carlos e Luzinete ainda mais unidos para fortalecer os trabalhos oferecidos pela Ajece.
Desejamos que a associação continue e cresça e dando apoio aos associados conduzindo os deficientes de volta a vida ativa reativando o desejo de todos. Como a Sra Silvana Correia ” é preciso superar desafios ” e claro que estão vencendo os desafios ja vemos na cidade rampas por toda cidade , calçadas especiais para deficientes visuais no centro da cidade o comercio tem demostrado sua sensibilidade , bancos lojas bares restaurantes apoiando os deficientes contruindo rampas e construindo calçadas especias.
Feliz Natal para os apoiadores das associações e associados
Lú Lélis: Nós, membros da Diretoria da AAGRUTI, nos sensibilizamos com os desafios da AJECE. De tal forma que firmamos parceria com um projeto da UESB, coordenado pela Profª Drª Marina Helena, do Núcleo de Ações Inclusivas. Serão “capacitados/as” LEDORES (voluntários -da AAGRUTI – que lerão para os deficientes visuais: TEXTOS, LIVROS, PAISAGENS, bem como, PROVAS DOS VESTIBULARES). Tivemos dois momentos de sensibilização, tendo sido manifestada a vontade de participar do referido projeto. Penso que tais voluntários serão “agraciados” pela experiência mui digna e engrandecedora. Ainda assim, esperamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que serão beneficiados com as Ações Inclusivas do Núcleo/UESB. Sabemos dos desafios da AJECE, entretanto, estaremos “irmanados/as” na mesma luta.