A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apresentou, no Congresso MEDTROP 2024, realizado em São Paulo, um importante artigo que foi aprovado e lançado com a chancela da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). O evento, que reúne especialistas em medicina tropical, destacou a relevância da pesquisa e inovação na saúde pública.
O artigo tem como objetivo descrever o desenvolvimento dos painéis de dados que consolidaram informações epidemiológicas durante a epidemia de dengue na Bahia em 2024, destacando também a ocorrência simultânea de outras arboviroses como Chikungunya e Zika Vírus. O estudo também traz à luz questões fundamentais para o enfrentamento de desafios de saúde no Brasil, especialmente na região Nordeste. Comprometida com a promoção da saúde e prevenção de doenças, a Sesab teve a oportunidade de colaborar com renomados especialistas e pesquisadores, resultando em um trabalho de qualidade reconhecido nacionalmente.
O coordenador Geral de Gestão de Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde, Diego Daltro, expressou sua satisfação com a aprovação do artigo. “Esse é um momento significativo para a saúde na Bahia. A chancela da SBMT não apenas valida nosso trabalho, mas também nos incentiva a continuar investindo em pesquisa e inovação”, afirmou.
Durante o congresso, especialistas de diversas áreas discutiram as últimas tendências e avanços na medicina tropical, proporcionando um ambiente de troca de conhecimento e experiências. O artigo da Sesab foi bem recebido e gerou debates importantes sobre as epidemias.
Além disso, a participação da Sesab no MEDTROP 2024 reafirma seu compromisso com a formação contínua e a busca por soluções eficazes para os problemas de saúde enfrentados pela população. A expectativa é que a divulgação dos resultados e das discussões geradas a partir do artigo contribuam para políticas públicas mais eficientes e impactantes.
A Sesab convida todos os interessados a acessarem o artigo completo, disponível no link : https://medtrop2024.com.br/evento/medtrop2024/trabalhosaprovados/naintegra/3087 e a acompanhar as ações da secretaria em busca de uma saúde de qualidade para todos os baianos.
Fonte: CGTICS