Conectar empresas e grupos da economia solidária apoiados pela Largo, fortalecendo o desenvolvimento local de forma integrada e sustentável, alinhado a demandas e ofertas de produtos e serviços em benefício de ambos os negócios. Foi com este objetivo que a Largo promoveu, nesta terça-feira (27), a Primeira Rodada de Negócios que reuniu quatro empreendimentos solidários coletivos: Pindoba e SerrAmada, que apresentaram seus produtos de confecção como uniformes e fardamentos; D´Elas que mostraram produtos de higiene e limpeza como sabonete e detergente líquidos. Já na Feira da Diversidade, o destaque foram os kits de produtos agroecológicos, além de delícias que podem fazer sucesso em qualquer coffee break. As inciativas fazem parte do Programa Mulheres Ativas.
Do outro lado, representantes de 10 empresas se surpreenderam com a qualidade dos produtos. “O que mais impressionou foi o quanto os projetos são realmente bem estruturados e com capacidade de atender à demanda das empresas com produtos de qualidade. Saímos da Rodada com expectativa de que serão realizados bons negócios”, comemora Valéria Rocha, Analista Relacionamento Institucional e Comunidade da Largo.
Os representantes das empresas conheceram também a unidade do Senai, fruto de parceria com a Largo, que oferece cursos de qualificação profissional em diversas áreas. “Além de poderem dispor de um banco de currículos com alunos formados em profissões que essas empresas possam demandar, há a possibilidade de a unidade promover treinamentos customizados de acordo com as necessidades dos empresários”, adianta Valéria.
O Programa Mulheres Ativas tem como objetivo desenvolver e profissionalizar as vocações locais, promovendo a geração de renda, através do empreendedorismo e a abertura de negócios coletivos. Dentro do programa foram contemplados projetos de Confeitaria, Corte e Costura, Saboaria Artesanal e Feirinha da Diversidade.
Além de aulas teóricas e práticas sobre produção, as formações abordam aspectos técnicos e gerenciais, fomentando o profissionalismo das atividades e abertura de negócios coletivos com o apoio da consultoria empresarial e gerencial para definição de ponto de equilíbrio, custo de produção, preço de venda e o acesso a canais de comercialização de alto valor agregado, visando o alcance da sustentabilidade e autonomia dos pequenos negócios.
Somente em 2021 foram 95 beneficiárias atendidas, gerando R$202,5 mil em renda líquida, sendo que R$ 159,2 mil foram referentes a produção de máscaras descartáveis e R$ 43,3 mil relativo aos outros projetos. No mesmo ano, 42 mulheres concluíram o curso profissional de Corte e Costura e 24 mulheres na Produção Artesanal de Detergentes e Sabões, além da criação de 03 pequenos negócios coletivos (Pindoba, D’elas e Serr-Amada). Além da profissionalização, os pequenos negócios também estão recebendo apoio para a criação das logomarcas e de divulgação de seus produtos nas redes sociais.