A Largo Vanádio de Maracás tem como um de seus principais compromissos contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento sustentável do território onde atua. Por meio de parcerias, a companhia desenvolve ou apoia diversos projetos que beneficiaram, em 2022, mais de 1.500 pessoas, principalmente nas comunidades do entorno do empreendimento. “Esse e outros resultados confirmam que estamos no caminho certo e que essas ações são fundamentais para as comunidades e para a nossa atuação como empresa socialmente comprometida. E queremos garantir a continuidade e a ampliação dos projetos”, avalia a diretora de Finanças e Administração, Dayse Guelman, que visitou vários grupos produtivos apoiados pela Largo.
Alguns dos projetos visitados pela diretora foram o Abelha Rainha, que beneficia 52 apicultores na comunidade de Água Branca, os empreendimentos de saboaria artesanal e de corte e costura, o projeto Adoles[SER]: tecendo oficinas de Educação Emocional para adolescentes de 16 a 17 anos da comunidade de Porto Alegre e a Unidade do Senai, uma parceria entre a Largo e a entidade, voltado para formação profissional.
Uma das novidades lançadas no ano passado, o Edital Liga Social selecionou 10 projetos que estão em execução. E a boa notícia é o Edital 2023 que já está sendo preparado e será lançado entre os meses de abril e maio, o que abre novas oportunidades para a seleção de projetos nas áreas de educação, meio ambiente, esportes, cultura & lazer e geração de emprego & renda. Esses são os eixos prioritários de atuação da empresa.
É importante destacar que os projetos de geração de emprego e renda já têm resultados muito positivos. O aumento de renda das pessoas envolvidas nos empreendimentos comunitários é de 26%, em média. Todas essas iniciativas confirmam o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. Por serem estruturantes, ou seja, em médio prazo poderão ser autossuficientes, a empresa poderá investir em novos projetos.
Na área de Educação, o projeto de Formação Docente, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e que tem como foco a formação continuada de professores da rede pública e privada, do ensino infantil, fundamental e médio, ofereceu formação para 302 professores de 19 escolas de Maracás nas zonas urbana e rural. A projeção é manter estes números em 2023. O projeto Bolsa de Estudos também se mantém com 12 alunos beneficiados.
Já na unidade do Senai, novas oportunidades na área de qualificação também estão previstas. No ano passado, foram 17 turmas com 331 alunos formados, números que devem se repetir neste ano. Os cursos oferecidos na unidade têm como principal objetivo formar e desenvolver competências profissionais de jovens e adultos de Maracás e povoados, em diversas atividades do setor industrial, comércio e produtivo, para suprir uma demanda por mão de obra qualificada e certificada no município.
Uma das iniciativas socioeconômicas de maior sucesso é o Programa Mulheres Ativas, que tem como objetivo desenvolver e profissionalizar as vocações locais, promovendo a geração de renda, através do empreendedorismo e a abertura de negócios coletivos. Dentro do programa foram contemplados projetos de confeitaria, corte e costura, saboaria artesanal e feirinha da diversidade.
Além de aulas teóricas e práticas sobre produção, as formações abordam aspectos técnicos e gerenciais, fomentando o profissionalismo das atividades e abertura de negócios coletivos com o apoio da consultoria empresarial e gerencial para definição de ponto de equilíbrio, custo de produção, preço de venda e o acesso a canais de comercialização de alto valor agregado, visando o alcance da sustentabilidade e autonomia dos pequenos negócios. Em 2022, o projeto beneficiou, direta e indiretamente, 300 pessoas.
Em 2022, a Largo foi eleita a melhor empresa de mineração do Brasil na categoria Governança Social – empresa de médio porte, em votação promovida pela revista Brasil Mineral. Em 2021, a Largo recebeu o prêmio Silver Medal 2021 Ecovadis Sustantability Racing e ficou em 1º lugar em Responsabilidade Social, 2º lugar em Inovação e Qualidade e 3º lugar em Recursos Humanos, pela Revista Isto É Dinheiro.