A partir desta terça-feira (23), todas as unidades do SineBahia e SAC da capital e interior começam a emitir as carteiras de trabalho para jovens participantes do projeto Primeiro Emprego que ainda não possuem o documento. Para solicitar a carteira, o estudante deve portar RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento e/ou casamento. Além de possuir a carteira de trabalho, os jovens que querem concorrer a uma das nove mil vagas do projeto devem atualizar seus dados cadastrais no site da Secretaria da Educação do Estado (http://www.educacao.ba.gov.br/).
Nove mil estudantes da Educação Profissional da rede estadual formados a partir de 2015 ou ativos terão a chance de conquistar uma vaga no mercado de trabalho através do projeto Primeiro Emprego, do Governo do Estado, que entrará em vigor no mês de setembro. Alcançar este objetivo vai depender do comprometimento de cada um com os estudos, já que serão contemplados aqueles com melhor desempenho nas atividades escolares.
O projeto estimula estudantes a ter uma maior dedicação na sala de aula, justamente por contemplar aqueles com melhores resultados. Um ranking de rendimento foi elaborado pela Secretaria de Educação do Estado e reunirá uma média de todas as notas obtidas pelo aluno durante o curso.
O ingresso no projeto é feito de forma automática, desde que o jovem, com faixa etária entre 14 e 22 anos incompleta, tenha se formado de 2015 em diante ou seja estudante com, pelo menos, 40% do curso concluído.
As vagas para o setor público serão, num primeiro momento, para as áreas de Saúde, Educação, na Polícia Militar e na Embasa. A convocação será feita por meio de telefonemas e publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. Esses instrumentos têm como objetivo dar a maior transparência possível ao processo.