O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), promoveu ações fundamentais que vão ampliar a produção da agricultura familiar dos municípios de Coronel João Sá, Sítio do Quinto e Pedro Alexandre, localizados no Semiárido Nordeste II.
Em Coronel João Sá, para melhorar a mobilidade em períodos de chuva e facilitar o escoamento da produção agrícola, foi entregue, no último domingo (25), as passagens molhadas das localidades de Lagoa do Velho, Veneza 2, Jitaí e Gasparino. Também foram entregues três tratores com implementos agrícolas para associações de Coronel João Sá e Pedro Alexandre.
O secretário de Agricultura de Coronel João Sá, José Andrade, comentou sobre os avanços para a agricultura familiar do município. “Quando chovia forte nessas regiões, dificultava o tráfego, mas agora a passagem vai ajudar o povo a transitar com mais facilidade. Quanto aos tratores, vão agilizar os processos para os nossos agricultores e agricultoras”, destacou.
Em Pedro Alexandre, a transformação de vida chegou com a entrega de um trator com implementos para a Associação da Agricultura Familiar Ananias Batista, do projeto Assentamento Campo Alegre, localizado no povoado São José. A presidente da Associação, Camila Santos, comentou que a chegada do trator trouxe perspectiva de um futuro melhor para a comunidade.
“Estamos em êxtase com a chegada desse trator, porque esse maquinário vai ajudar demais a vida de, pelo menos, 40 famílias. Aqui, nós produzimos milho, feijão, feijão de corda e, como é uma área seca, o trator vai servir tanto para plantar como para transportar água quando necessário. Além disso, vai ser bom para o transporte de ração, daqueles que criam algum animal. Ou seja, são infinitas possibilidades para a gente. Estamos muito felizes”, finalizou.
Ainda em Coronel João Sá, foi autorizada a implantação de uma Unidade de Beneficiamento de Mel, no povoado de Tiririca.
Sítio do Quinto
Outro município contemplado com o apoio do Governo do Estado, por meio da CAR, foi Sítio do Quinto. No local, foi autorizada a aquisição de uma unidade de extração de mel em contêiner, para a localidade de Caritá II.
A nova tecnologia móvel vai melhorar o escoamento da produção da apicultura da região, resultando em mais renda e qualidade de vida para os agricultores e agricultoras familiares da região.
ASCOM CAR