Home » Sem categoria » Produção da INB Caetité é transportada para a Europa

Produção da INB Caetité é transportada para a Europa

Uma carga contendo 119 toneladas de concentrado de urânio embarcou semana passada, para a França, onde o material é enriquecido e depois retorna à Fábrica de Combustível Nuclear da INB em Resende. O transporte transcorreu normalmente, saindo da INB Caetité às 05:50h do dia 07/05 e chegando ao Porto de Salvador às 23:10 h do mesmo dia. O comboio foi escoltado pela Polícia Rodoviária Federal e também acompanhado por equipes de segurança técnica da INB. Esta operação de transporte é monitorada por um Coordenador Geral de Transportes da INB que matem contato com os Órgãos de Apoio Suplementar (jurisdição do estado da Bahia), para acionamento dos mesmos conforme estabelecido no Sistema de Proteção ao Programa Nuclear – SIPRON.

Caminhão no porto de Salvador esperando desembarcar material

Caminhão no porto de Salvador esperando desembarcar material

De acordo com norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, as operações de transporte devem acontecer sob absoluto sigilo, sem divulgação, evitando-se assim quaisquer atos de sabotagem ou roubo.

Para cada operação de transporte de urânio, a INB elabora um Plano de Proteção Física do Transporte submetendo-o à aprovação da CNEN e comunica ao IBAMA e demais Órgãos de Apoio Suplementar.

Embora detenha a tecnologia, a Fábrica de Enriquecimento da INB em Resende está sendo implantada por módulos e ainda não tem capacidade para atender toda a demanda de produção. Por isso, o material é enviado para a Europa para passar pelo processo de conversão e enriquecimento.(Fonte: Assessoria de Comunicação da INB)

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.