A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, dará início, no domingo, 19, às 14h, ao projeto “Caravana Cultural Jorge Salomão”, que vai percorrer bairros, povoados e distritos, levando apresentações artísticas, rodas de leitura, oficinas e cursos de variadas linguagens artísticas. Como forma de promoção do projeto, vai ser exibido, no sábado, dia 18, às 20h, um evento virtual com transmissão pelo canal da Prefeitura, no Youtube.
Jorge Salomão, falecido em 7 de março de 2020, era irmão do, também poeta e escritor, Waly Salomão, e foi, igualmente, poeta, escritor, diretor de teatro e famoso compositor. O lançamento da Caravana Cultural que leva seu nome contará com apresentações musicais das bandas João Brasileiro e os Indomáveis, entoando canções de autoria de Jorge, que fizeram sucesso nas vozes de artistas como Zizi Possi, Adriana Calcanhoto, Marina Lima, Roberto Frejat e Nico Rezende e da Banda Barão Vermelho, entre outros.
Em formato de documentário, o vídeo de lançamento trará a presença dos cantores Roberto Frejat e Nico Rezende, parceiros do poeta jequieense em diversas canções; do jornalista Cláudio Leal; do ex-secretário de Cultura do Estado de São Paulo, José Luiz Penna, que atuou com Jorge em encenações teatrais na Bahia; da produtora cultural, Cláudia Salomão, sobrinha do homenageado; do escritor e secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Jequié, Domingos Ailton; do compositor e cantor Paquito; do produtor cultural, Sérgio Mehlem; da atriz jequieense, Ana Cecília Costa; do músico e artista plástico, João Salomão, filho de Jorge; e do ator, Yan Quadros, além do próprio Jorge Salomão, em registros de vídeo feitos.
No domingo, a Caravana estará no Assentamento Santa Cruz e, em outubro, mês de aniversário de emancipação política de Jequié, contemplará os distritos de Monte Branco, região de caatinga, a comunidade do Brejo Novo, área de mata de cipó e o distrito de Barra Avenida, localidade de Mata Atlântica do município.(Secom/PMJ)