A população do município de Novo Horizonte, localizado na Chapada Diamantina, está em festa. No último sábado (27), foram realizadas, pelo Governo do Estado, as entregas da Unidade de Beneficiamento e Processamento de Alho, na comunidade Alto do Brejo, e a reforma do Mercado Municipal e Cobertura da Feira Livre, na sede do município.
As ações foram executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A Unidade de Beneficiamento e Processamento de Alho vai beneficiar 280 famílias, com agregação de valor e fomento à produção de alho para atender à demanda local e regional de mercado e, consequentemente, proporcionar a melhoria na qualidade de vida dessas famílias. Na unidade também será beneficiada a produção de bananas, uma das principais atividades produtivas da região.
Na reforma do mercado e cobertura da feira foram aplicados recursos da ordem de R$ 1,6 milhão. O objetivo é impulsionar o comércio local e regional e a agricultura familiar do município, proporcionando mais conforto, higiene e segurança para feirantes e consumidores, além de possibilitar melhor ordenamento do espaço de comercialização dos produtos. O projeto contou com a reforma dos boxes e a implantação de uma praça de alimentação, contemplando todas as instalações hidrossanitárias e elétricas, além da construção da cobertura de feira livre, localizada ao lado do mercado.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, falou sobre a importância de revitalizar os mercados e feiras livres considerados ‘shoppings’ da agricultura e grandes pontos de encontro nos municípios. “Essa estratégia foi pensada pelo Governo do Estado para melhorar a vida nosso povo. E tem a unidade de benefiamento e processamento de alho, com equipamentos para valorizar ainda mais a produção local e dar dignidade ao homem e a mulher do campo”.
Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a entrega do mercado municipal oportuniza aos empreendimentos da agricultura familiar um local adequado para a venda dos seus produtos e também para a população desses municípios terem um local agradável para a compra desses diversos produtos. E o município passa a contar também com uma unidade de beneficiamento e processamento de alho, que prevê a movimentação de cerca de R$ 1,5 milhão por ano, ao município. Com esses investimentos, o agricultor e agricultora passam a ter voz e vez”.
ASCOM CAR |