Entre os muitos desafios enfrentados pela educação contemporânea, a dissonância dos processos educacionais com a nova e complexa cultura digital tem sido alvo de debates sobre os seus usos, dificuldades, potencialidades e expectativas. Diante desse cenário, uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Uesb buscou soluções inovadoras e criativas para os problemas cotidianos relacionados aos usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no âmbito escolar.
Como resultado do estudo, foi desenvolvido o projeto “Pequenos Polegares”,que tem o objetivo de desenvolver espaços escolares inovadores mediados pelas TDICs, capazes de acompanhar a nova cultura digital em rede, promovendo a autonomia e o exercício da cidadania por parte de todos os atores educacionais através de processos criativos e contextualizados para novos modos de ensinar e aprender. O nome escolhido para o projeto faz alusão à geração polegar, também conhecida como geração touch, composta por uma juventude que cresce com os dedos sobre aparelhos que funcionam com a tecnologia touch screen (tela sensível ao toque).
Rogério Gusmão, pesquisador responsável pela pesquisa e idealização do projeto, explica que a intenção é promover a inclusão digital, através do letramento digital crítico. Assim, é possível garantir o direito de alunos e professores de usufruírem das tecnologias digitais da informação e comunicação em sala de aula de forma ativa, aliando-se às propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a promoção de processos de ensino-aprendizagem significativos.
O projeto foi apresentado à Secretaria da Educação de Vitória da Conquista e será implantado, de forma piloto, na Escola Municipal Professora Helena Cristália. Segundo o secretário de Educação e professor da Uesb, Edgard Larry, é preciso pensar na escola como um espaço de continuidade da vida dos alunos, instituindo métodos pedagógicos que dialoguem com as tecnologias digitais no sentido de proporcionar a interação, a colaboração, a troca de saberes e o letramento digital crítico.
“A Prefeitura vem incentivando as parcerias com as universidades da nossa cidade, por entendemos ser esse o caminho para encontrarmos soluções inovadoras e efetivas para os desafios encontrados na contemporaneidade, além de valorizar os sujeitos envolvidos nesses projetos. Na Educação, em especial, essas parcerias têm trazido muitos frutos e o Projeto Pequenos Polegares é um grande exemplo disto”, ressalta o secretário.