Com um olhar para o futuro, a professora e pesquisadora Viviane Mendes Santana desenvolveu um estudo com essa proposta no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Uesb. Com foco no processo ensino-aprendizagem na Educação Básica, ela afirma que a proposta visa conciliar as atividades da horta com os conteúdos do currículo escolar, agregando conhecimento e beneficiando não só os estudantes.
Seu projeto de pesquisa leva o título de “Horta na Escola: formação continuada, prática docente e processo de ensino-aprendizagem” e é orientado pela professora da Uesb, Gabriele Marisco. Segundo a pesquisadora, a implantação de hortas em instituições escolares gera impactos tanto no processo educacional quanto na alimentação e, consequentemente, na saúde de todos os envolvidos.
Ao pensar nas questões pedagógicas, as experiências mostram que, na prática do ambiente escolar, as hortas podem envolver fatores relacionados ao engajamento dos conteúdos que fazem parte da grade curricular com o espaço, utilizando-o de forma a favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Segundo a pesquisadora, “o educador deve multiplicar seus conhecimentos pensando sempre que esta ação irá favorecer não apenas o aprendizado dos escolares, mas, também, a sua própria prática docente, pois a educação só tem a ganhar com o intercâmbio de experiências”.
Contribuições sociais – Atuando também como professora da Educação Básica, Santana observa que a realização de atividades ao ar livre e em grupos também estimulam o desenvolvimento cognitivo dos educandos. Os primeiros resultados apontam que os projetos de horta são importantes porque envolvem questões sociais e emocionais relacionadas ao relacionamento interpessoal, incentivo a comunicação, o desenvolvimento do pensamento crítico, a autonomia, a responsabilidade, a criatividade, o respeito e a convivência.(Ascom/Uesb)