Anunciado recentemente pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um pente-fino nos benefícios pagos pelo órgão deverá promover o corte de diversos pagamentos realizados atualmente. De acordo com o ministro da Previdência, a medida deverá afetar cerca de 45% dos pagamentos realizados pelo INSS.
O objetivo é identificar irregularidades no pagamento dos benefícios, que está focado atualmente nos pagamentos temporários do instituto. Dessa forma, estão sendo analisados de forma prioritária os pagamentos efetuados por meio do auxílio-doença.
Com a revisão, foram identificadas irregularidades em 45% dos benefícios temporários disponíveis atualmente. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a expectativa é de que sejam revistos todos os pagamentos. Dessa forma, o pente-fino deverá realizar a análise de um total de 900 mil pagamentos até o fim do ano.
Entenda como funciona o pente-fino do INSS:
- A medida criada pelo Governo Federal tem o objetivo de investigar os pagamentos que são liberados de forma indevida;
– - Para tal, o INSS tem realizado a análise das informações fornecidas pelos beneficiários;
No caso do auxílio-doença, estão sendo investigados os cidadãos que continuam recebendo o pagamento mesmo após a recuperação; - Por se tratar de um benefício temporário, o auxílio-doença só deve ser liberado no momento em que o trabalhador não possui condições de exercer sua atividade;
– - Quando a questão é solucionada, o benefício é cortado;
No entanto, segundo a análise inicial do pente-fino do INSS, quase metade dos trabalhadores que já estão aptos a trabalhar continuam recebendo o pagamento; - Por isso, a análise continuará sendo realizada e no caso das irregularidades, o benefício será suspenso;
- Em breve, o INSS deverá realizar a análise de mais 800 mil benefícios que estão ativos;
Dessa forma, a expectativa é de que novos cortes sejam realizados em breve pelo instituto.
Fonte FDR