Ação aproveita o momento dos jogos olímpicos para conscientizar e mobilizar a população baiana sobre a importância da doação

Foto Thuane Maria/GOVBA

A atleta Adriana Araújo, que fez história ao se tornar a primeira mulher do Brasil a ganhar uma medalha no boxe durante os jogos olímpicos de Londres, em 2012, foi também a primeira a doar sangue na campanha “Olimpíadas da Doação”, lançada pela Fundação Hemoba, nesta quinta-feira (25).

A medalhista é a embaixadora da ação, que aproveita o momento das disputas em Paris 2024 para conscientizar e mobilizar a população baiana sobre a importância do ato solidário de doar sangue e abastecer os estoques que estão em nível crítico, principalmente, para os tipos sanguíneos B+, B-, O+ e O-.
Adriana, que coleciona títulos internacionais, destacou que a grande vitória é o gesto de amor com o próximo, especialmente em tempos difíceis. “A campanha é crucial porque promove uma cultura de doação contínua e consciente. Nossa meta é criar um movimento de solidariedade onde todos se sintam responsáveis por ajudar. A dedicação de cada voluntário faz a diferença e juntos podemos superar os desafios e garantir que todos tenham acesso ao atendimento necessário”, afirmou a medalhista.

A coordenadora de coleta da Fundação Hemoba, Bruna Resch, explica que a demanda por doadores de sangue, plaquetas e medula óssea aumenta durante o período de chuvas e doenças respiratórias, mas resulta também em menos voluntários. “É importante ressaltar que, além da redução no número de doadores, também há um aumento na necessidade de transfusões, principalmente, devido a acidentes de trânsito e complicações clínicas”.
Além disso, a necessidade desses componentes tem crescido como consequência da criação de novos leitos e hospitais na Bahia, como o Hospital Geral Clériston Andrade (Feira de Santana), Hospital do Subúrbio (Salvador), Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho (Irecê), Hospital Ortopédico do Estado (Salvador) e Hospital Estadual Costa das Baleias (Teixeira de Freitas). Com o fechamento de um banco de sangue privado em Feira de Santana, a Hemoba assumiu todo o atendimento hemoterápico da região, aumentando ainda mais a demanda.
Como Participar
Com o apoio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), a campanha “Escolha a sua e salve vidas” usa redes sociais e banners em sites para divulgar os endereços das unidades da Hemoba na capital e no interior, incentivando a população a participar. Unidades móveis (hemóveis) estarão em locais de grande fluxo de pessoas em Salvador e Região Metropolitana, como o Parque Shopping Bahia, Salvador Shopping, Igreja Batista Sião, no Campo Grande, e Shopping da Bahia.

As unidades fixas de Salvador têm horários variados. O Hemocentro Coordenador atende de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30. Outras unidades, como o Hospital do Subúrbio e o Hospital Ana Nery, têm horários específicos de funcionamento.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, não se deve estar em jejum, ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores ou fumar nas duas horas anteriores ao procedimento. Também é necessário dormir pelo menos seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O cadastro para doação de medula óssea pode ser feito em qualquer posto de coleta da Hemoba. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não possuir doenças infecciosas ou incapacitantes, além de não ter histórico de câncer, doenças hematológicas ou do sistema imunológico. Os dados e testes dos doadores são armazenados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para mais informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consulte o site hemoba.ba.gov.br.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Convenção Municipal homologa candidatura de Alexandre Iossef para disputar a prefeitura de Jequié

Ao centro deputado Antonio Brito com o candidato a prefeito de Jequié Alexandre Iossef e o vice Reges Silva

Em convenção realizada na última semana, o PSD homologou o nome de Alexandre Iossef ex-coordenador da Santa Casa de Jequié  como candidato a prefeito de Jequié, compondo a chapa com Reges Silva, do PT, como vice-prefeito. O evento contou com a participação do deputado federal Antonio Brito, dos deputados estaduais Olivia Santana (PCdoB) e Patrick Lopes (Avante), além de diversas autoridades e lideranças políticas da região.

A coligação “Pra fazer mais por Jequié” conta ainda com o MDB, PCdoB, PSB, Avante, Podemos e Rede, grupo que, em 2022, deu a vitória a Jerônimo Rodrigues (PT) contra ACM Neto. Quem também marcou presença foi Rita Rodrigues ex-vereadora e ex-vice-prefeita na gestão Reinaldo Pinheiro 2005, que declarou oficialmente seu apoio a candidatura de Alexandre Iossef para a Prefeitura de Jequié. Rita Rodrigues, como é carinhosamente conhecida, foi vereadora do município de Jequié reafirmando sua dedicação ao serviço público e sua preocupação em representar os interesses da comunidade local.

Rita Rodrigues declarando seu apoio ao candidato Alexandre Iossef (Foto Zeniltonmeira)
Jequié Tênis Clube ficou pequeno para receber um grande público

Rita usou da palavra durante a convenção declarando seu apoio ao candidato a prefeito Alexandre Iossef dizendo: “Com as forças de Lula, Jerônimo e Antônio Brito, iremos vencer as eleições e eleger a prefeitura de Jequié Alexandre Iossef e seu vice Regis Silva. Estivemos juntos lá em 2022, e agora é a nossa vez porque não tenho dúvida de que a nossa luta, a nossa força, juntos vamos implementar uma política com coragem e com força pra dizer: Nós vamos vencer as eleições em 5 de outubro” .Concluiu Rita Rodrigues. A declaração de apoio da ex-vereadora Rita Rodrigues é vista como um fortalecimento significativo para a campanha de Alexandre, assim como do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, agregando valor e credibilidade à sua candidatura.


Até 12 de agosto servidores das Polícias Civil e Técnica manterão suspensas as operações na Bahia

Durante Assembleia Extraordinária Geral Conjunta realizada pelas entidades da segurança pública baiana, em Salvador, no último dia 19, investigadores, escrivães, peritos  técnicos, criminais, odonto-legais, médicos legistas, e delegados aprovaram a suspensão imediata das operações policiais e das medidas cautelares na Capital, na Região Metropolitana (RMS), e no interior baiano.  até 12 de agosto, data em que será realizada uma nova Assembleia.

Foto Divulgação

Na assembleia os servidores aprovaram a suspensão das operações alegando morosidade do Governo do Estado na negociação da reestruturação salarial dos servidores que estão há 10 anos com os salários defasados. Segundo as entidades, os policiais civis da Bahia recebem o  26° pior salário do país.

A Assembleia Geral Conjunta foi realizada pelo movimento “Unidos pela Valorização dos Policiais Civis” representado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Sindicato dos Delegados de Polícia (Adpeb), Sindicato dos Peritos em Papiloscopia (Sindpep), Sindicato dos Escrivães (Aepeb-Sindicato), Associação dos Investigadores (Assipoc), Sindicato dos Peritos Médicos e Odonto-legais (Sindmoba) e o Sindicato dos Peritos Criminais (Asbac).

Na quinta-feira (25), dois tremores de terra foram registrados na região, com magnitude 2.2 mR, respectivamente, às 17h07 e 20h46. De acordo com o LabSis/UFRN, os sismos secundários não tiveram impacto na estrutura de prédios e, até o momento, não há relatos de moradores da região que tenham sentido mais algum tremor. *Com informações do G1

Cidade no centro-norte da Bahia registra mais de 70 abalos sísmicos em um dia

Após o tremor de terra que assustou moradores no município de Jaguarari, cidade localizada no norte da Bahia, na quarta-feira (24), mais de 70 sismos de menor intensidade foram registrados na mesma cidade. Os tremores foram registrados pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Ainda na quarta-feira, foi registrado um tremor de grandeza 1.7 mR, Os moradores de Jaguarari, viveram momentos de tensão na última semana devido a tremores de terra. um sismo com magnitude preliminar calculada em 3.6 na escala Richter (mR) chegou a balançar casas e rachar tetos. Um dia depois, outros 74 abalos de menor intensidade foram detectados no município.

Foto Divulgação

Ministério da Saúde confirma óbitos na Bahia por Febre Oropouche

O Ministério da Saúde (MS) validou as confirmações dos óbitos por Febre Oropouche registrados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O órgão federal fez a ratificação nesta quinta-feira (25). Os óbitos ocorreram em pacientes sem comorbidades e não gestantes. A primeira morte, de uma mulher que residia em Valença de 24 anos, ocorreu no último  dia 27 de março. O segundo, de uma mulher residente em Camamu de 21 anos, foi registrado em 10 de maio.

O vírus Orov, causador da febre oropouche, é transmito principalmente pela picada de um mosquito conhecido como maruim e por espécies do mosquito Culex

.

Desde a suspeita do primeiro óbito pela doença, as equipes de Vigilância à Saúde da Sesab mantiveram contato com o MS, informando todos os pontos do processo de investigação epidemiológica. “Mantemos diálogo permanente com o Ministério da Saúde sobre a Febre Oropouche, desde o registro dos primeiros casos da doença na Bahia, e intensificamos os contatos com a suspeita dos óbitos”, afirmou Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica Estadual.

A última reunião ocorrida entre técnicos da Vigilância em Saúde do Estado da Bahia e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS ocorreu na última  terça-feira (23). No encontro, os profissionais da Sesab apresentaram mais dados e estudos que levaram à confirmação dos óbitos pela doença.

Na exposição, os técnicos da Bahia informaram que as pacientes apresentaram um início abrupto de febre, dor de cabeça, dor retro orbital e mialgia, que rapidamente evoluíram para sintomas graves, incluindo dor abdominal intensa, sangramento e hipotensão.

Os experts baianos ainda explicaram que os óbitos foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a partir de uma investigação ampla e criteriosa tanto no aspecto clínico, como laboratorial, para descartar outras doenças de interesse para a saúde pública do estado da Bahia.

“A investigação epidemiológica foi realizada nos municípios de residência. Foi feita entrevista domiciliar e coleta de informações nos prontuários médicos. Também foi realizado contato telefônico da Câmara Técnica Estadual da DIVEP com os médicos que assistiram as pacientes. Além disso, ainda foi realizada análise metagenômica do vírus com identificação do material genético do vírus OROV”, explicou Márcia São Pedro.

A partir de todos os dados apresentados, incluindo processo investigativo, relatórios, exames, prontuários, os técnicos do Ministério da Saúde fizeram as análises necessárias para a validação das confirmações dos óbitos por Febre Oropouche.

Cenário no estado da Bahia

Até o dia 23 de julho de 2024, o LACEN/BA diagnosticou 835 amostras positivas de Febre Oropouche em residentes do Estado da Bahia, distribuídas em 59 municípios de sete macrorregiões de saúde. Desses casos, 58% estão concentrados na macrorregião Sul, seguida pela macrorregião Leste, com 39% dos casos.

Governo do Estado amplia atendimento da nova carteira de identidade a partir de 1º de agosto

O SAC e o Instituto de Identificação Pedro Mello iniciam o projeto de expansão do atendimento do novo RG a partir de 1º de agosto. A ampliação da Carteira de Identificação Nacional (CIN) começa por cinco postos na capital e dois na Região Metropolitana de Salvador (RMS): SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai, na capital; e Camaçari e Lauro de Freitas, na RMS. 

Logo depois, haverá um segundo momento, a partir de 8 de agosto, envolvendo seis postos: SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi, na capital; e também Candeias e Simões Filho (Shopping Multicenter Empresarial), na RMS. No interior do Eestado, o início é a partir de 15 de agosto, nos postos SAC Feira I e II, Conquista I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras.

Suspensão 

Para iniciar a expansão do novo RG no dia 1º de agosto, a Rede SAC vai suspender, de 29 a 31 de agosto, o atendimento nos sete postos que passam a disponibilizar o serviço à população: SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai (Outlet Center), na capital; e Camaçari (Boulevard Shopping) e Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia), na RMS. A entrega do RG antigo vai acontecer normalmente nestes dias. Basta se dirigir à unidade com o protocolo em mãos e retirar o documento pronto.

O agendamento para emissão da CIN é feito através do aplicativo ou do portal GOVBA (www.ba.gov.br) em todos os postos da rede que disponibilizem o serviço. Vale lembrar que o atendimento da CIN já acontece nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping, na capital baiana. A primeira via é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. 

Documentos 

Para fazer o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia. 

A CIN permite incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também podem ser adicionadas condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, desde que apresentados atestados ou relatórios médicos; e até informações como tipo sanguíneo e fator RH (exigido exame laboratorial) e opção por ser doador de órgão. 

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão a partir do preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação; caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. 

O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. É importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032. 

Com investimento superior a R$ 8,6 milhões, a CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. 

A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), e responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.

Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Secom/GOVBA

Uesb divulga os três filmes selecionados para o Vestibular 2025

A sessão vai começar! Unindo educação e cinema, o Vestibular Uesb seleciona, tradicionalmente, três filmes para fazer parte dos conteúdos cobrados em suas provas. Em sua 19ª edição, o projeto “Cinema: Eis a Questão”, organizado pelo Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual, selecionou três obras para a edição de 2025 do processo seletivo. Foram selecionados “Branco Sai, Preto Fica”, “Café com Canela” e “Travessia”, todos filmes nacionais e disponíveis, gratuitamente, para acesso pela internet.

Com direção de Adirley Queirós, “Branco Sai, Preto Fica” é ambientado na periferia de Brasília. A história mescla ficção e documentário para abordar um evento real ocorrido na década de 1980 em Ceilândia, cidade satélite de Brasília. A trama se concentra em um baile de black music que foi violentamente interrompido por uma ação policial, deixando diversos feridos. Lançado em 2015, o filme está disponível no Itaú Cultural Play.

Para o segundo filme escolhido, a gente viaja até o Recôncavo da Bahia. Com direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio, “Café com Canela” narra o reencontro de Margarida e Violeta: a primeira, em São Félix, isolada pela dor da perda do filho; e a segunda, seguindo sua vida em Cachoeira, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. A produção baiana foi lançada em 2017 e também está disponível no Itaú Cultural Play.

Por fim, os vestibulandos irão conhecer o documentário “Travessia”, lançado em 2017 e dirigido por Safira Moreira. A partir de uma fotografia retirada de um álbum antigo de uma família branca, o filme lança um olhar sobre a presença da imagem de uma mulher negra. A obra é um resgate poético da representação negra brasileira e está disponível no canal da própria diretora no Vimeo.

Além dos filmes, o Vestibular Uesb 2025 contará com três livros entre os conteúdos cobrados. Outras informações serão divulgadas em breve. Acompanhe todas as novidades do processo seletivo pelo site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsAp

MEC autoriza criação de novos cursos de Medicina em Jequié e Conquista

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União a portaria de autorização dos cursos de Medicina da Unex em Jequié e Vitória da Conquista. A instalação dos cursos já havia sido aprovada judicialmente com base nos resultados positivos das avaliações do MEC, permitindo que os alunos já estivessem matriculados e as atividades iniciadas.

Um dos pontos importantes relacionados a implementação destes cursos está na parceria estratégica com organizações de saúde e hospitais, o que proporciona aos alunos oportunidades de estágio e vivência prática junto à comunidade, além de ser um reforço para as atividades de saúde dos municípios. A interiorização dos cursos de Medicina em Jequié e Vitória da Conquista vai atender a demanda por profissionais de saúde em toda nossa região.

Programa estadual que leva estudantes da rede estadual aos museus é lançado em Salvador

Foto Fernando Vivas/GOVBA

Na quarta-feira (24), as secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Cultura (Secult) lançaram o Programa Estudantes nos Museus, em evento realizado na área externa do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC). A iniciativa, que conta com um investimento superior a R$ 13 milhões, tem como objetivo incentivar os jovens a explorar e ocupar o rico patrimônio cultural e histórico da Bahia. Com essa ação, os espaços museológicos se transformam em extensões das salas de aula, proporcionando uma educação mais completa e integrada.

Durante o lançamento, foram apresentadas as atividades a serem desenvolvidas com os estudantes nos ambientes museais de Salvador e do Recôncavo Baiano, com foco em ações socioculturais e educativas, contemplando a transversalidade da cultura e a realização de atividades multidisciplinares. O projeto conta com apoio da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Foto Fernando Vivas/GOVBA

 De acordo com o secretário da Secult, Bruno Monteiro, a iniciativa visa promover o envolvimento da juventude com os equipamentos culturais: “nosso desejo é que eles possam conhecer e se apropriar desses espaços. Nós queremos é despertar nessa juventude uma maior intimidade com esse mundo do fazer e da realização cultural”.

 Além do lançamento do programa, a SEC, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), deu início às inscrições para a formação “O poder dos museus na Educação: práticas de educação museal na escola”, que integra o conjunto de ações desenvolvidas pela secretaria. A capacitação tem o objetivo de promover a reflexão sobre temas pertinentes à relação dos museus com a educação.

 De acordo com Manoel Calazans, assessor especial da Secult, cerca de 400 professores serão capacitados: “uma formação na área de educação museal, justamente para interagir com as matérias tradicionais, como história e geografia. Traz o estudante, mas faz, também, uma ação de currículo na sala de aula. Tudo isso para garantir as aprendizagens”.

 A atividade ocorrerá de forma online, de 12 a 25 de agosto, e será ministrada em formato autoinstrucional. Estão sendo oferecidas 400 vagas para professores da rede pública. Os interessados poderão se inscrever até o dia 11 de agosto, através do link inscricaoonlineiat.educacao.ba.gov.br.

Secom/GOVBA

Edital de Apoio a Agroindústrias Familiares vai até 29 de Julho

Assistência técnica, apoio à gestão dos empreendimentos e incentivo ao crescimento sustentável das agroindústrias familiares são alguns dos benefícios do edital CAR 002/2024 de apoio a agroindústrias familiares ativas. Com inscrições até o próximo dia 29 de julho, o edital visa aumentar a eficiência produtiva e garantir que os produtos alcancem novos mercados.

O edital é direcionado a organizações produtivas que administram agroindústrias de menor porte, muitas vezes, em estágios iniciais ou intermediários de desenvolvimento. Embora possuam uma estrutura básica, essas organizações frequentemente enfrentam desafios na gestão e possuem ações mercadológicas incipientes. O objetivo é promover avanços significativos na produção, produtividade e acesso ao mercado, selecionando aproximadamente 320 organizações produtivas para receber suporte de profissionais especializados.

A partir da seleção, as agroindústrias familiares terão acesso a uma série de benefícios, entre eles o suporte de profissionais capacitados, que irão ajudar a aprimorar os processos produtivos, melhorar a administração interna, otimizar recursos e fortalecer a estrutura organizacional. Além disso, práticas sustentáveis serão incentivadas para garantir a longevidade dos negócios e a preservação ambiental, e estratégias serão desenvolvidas para diversificar e expandir a presença dos produtos em novos mercados, aumentando a competitividade e a lucratividade.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR): www.car.ba.gov.br. O processo é simples e rápido, mas é essencial preencher todas as informações corretamente para garantir a participação.

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, as associações e cooperativas podem entrar em contato pelo e-mail suporte@car.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 98312-2626. Essa é uma oportunidade para que organizações produtivas obtenham o suporte necessário para levar sua agroindústria a um novo patamar e garantir um futuro mais promissor para sua produção.

Ascom/CAR