Home » Sem categoria » OMS adverte que depressão é a doença mais freqüente na adolescência

OMS adverte que depressão é a doença mais freqüente na adolescência

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Um estudo publicado esta quarta-feira pela Organização Mundial de Saúde sobre a saúde dos adolescentes refere que a depressão é o maior handicap e causa de doença entre os adolescentes dos 10 aos 19 anos. Já as três principais causas de morte são “os acidentes de estrada, o SIDA e o suicídio”.

Muitos dos problemas de saúde entre os jovens na faixa etária estudada estão ligados ao tabaco, ao consumo de drogas e de álcool, ao SIDA, à saúde mental, à nutrição, à sexualidade e à violência diz a OMS.

A depressão é a principal doença e motivo de inaptidão entre os adolescentes, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que cita acidentes de trânsito, Aids e suicídio como as principais causas de morte entre 10 e 19 anos.

Para os especialistas da Organização Mundial de Saúde a adolescência é um momento importante na vida para fixar as bases de uma boa saúde na vida adulta. Muitas das doenças não-transmissíveis têm início neste período. Certos estudos demonstram que as pessoas com problemas mentais apresentam os primeiros sintomas a partir dos 14 anos de idade. De acordo com a OMS, se os adolescentes fossem tratados a tempo, isso poderia prevenir as mortes e evitar “sofrimentos uma vida inteira.”

A OMS recomenda a todos os países que adotem políticas no sentido de fazer face a estes problemas entre os adolescentes. Segundo a OMS, “O mundo não presta atenção suficiente à saúde na adolescência”.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.