Home » Sem categoria » Novo protocolo incorpora cinco procedimentos para câncer de mama no SUS

Novo protocolo incorpora cinco procedimentos para câncer de mama no SUS

No Brasil, o câncer de mama  é o tipo mais incidente e a primeira causa de morte por câncer em mulheres em todas as regiões do País. Para ampliar a assistência, melhorar a qualidade de vida das pacientes e reduzir a mortalidade, o Ministério da Saúde lança o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para câncer de mama, o primeiro em câncer no Brasil. A estratégia é um marco no cuidado oncológico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e vai incluir cinco procedimentos que serão disponibilizados nos centros especializados de todo país. Outro importante avanço é a inclusão da videolaparoscopia para oncologia na rede pública de saúde, minimamente invasiva.

 Com o novo PCDT, o tratamento do câncer de mama passa a ter parâmetros de padronização acessíveis a todas as pessoas que necessitam. É garantia de um diagnóstico oportuno, uniformidade e eficiência no tratamento, acesso igualitário a novos medicamentos e profissionais qualificados para atendimento. Os cinco procedimentos incorporados no novo protocolo são:

Inibidores das quinases dependentes de ciclina (CDK) 4 e 6;

Trastuzumab entansina;

Supressão ovariana medicamentosa e hormonioterapia parenteral;

Fator de estimulador de colônia para suporte em esquema de dose densa;

Ampliação da neoadjuvância para estádios I a III. 

Ainda de acordo com a pasta e em razão da importância do diagnóstico precoce, a linha de cuidado do paciente com câncer de mama passa a ser totalmente integrada dentro do Programa Mais Acesso a Especialistas.

Fonte: Ministério da Saúde

Imagem/Reprodução

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.