Home » Sem categoria » Neojiba: Programa do Governo do Estado transforma a vida de crianças e adolescentes por meio da música

Neojiba: Programa do Governo do Estado transforma a vida de crianças e adolescentes por meio da música

O fundador e diretor-geral do Neojiba, o maestro Ricardo Castro, explica que o objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. “A gente fica muito feliz de circular hoje na Bahia, não somente em Salvador, e ver uma juventude feliz, com instrumentos nas mãos, sabendo se comunicar, comprometida socialmente, porque esse programa promove o surgimento de lideranças, promove a solidariedade entre os jovens e crianças e a gente tem aí uma nova geração de artistas, que veio mostrar que é possível a gente fazer mais e mais pela nossa juventude”, pontuou o maestro Ricardo Castro.

Foto Matheus Landim/GOVBA

Além das aulas de iniciação musical, os participantes ainda são capacitados na arte da luteria. Eles aprendem a prática de fabricação e conserto de instrumentos musicais. As atividades acontecem na oficina localizada no bairro do Barbalho. Tem ainda o Arquivo Físico e Digital, que capacita os jovens para atuarem como arquivistas e copistas musicais na organização, revisão, edição, salvaguarda e disponibilização de acervos de partituras e outros materiais em suporte físico e digital, integrando partituras, CDs, DVDs e livros. O setor tem a responsabilidade pela memória do programa, reunindo a sua história e trajetória através do registro das atividades realizadas em arquivos de áudio, vídeo, fotos, artigos, revistas, jornais e boletins.

Para celebrar o aniversário de 17 anos, o Parque do Queimado, onde funciona a sede do programaabrigou três dias de apresentações. As sessões ocorrem em diversos horários, entre 19 e 21 de julho, com entrada gratuita. Este é o segundo ano que o Neojiba comemora o seu aniversário em julho. Anteriormente, as celebrações aconteciam no dia 20 de outubro, quando aconteceu a primeira apresentação pública do programa, em 2007. 

Desde o ano passado, a data de referência passou a ser o dia 20 de julho, quando o Neojiba foi oficialmente lançado pelo então governador Jaques Wagner. A mudança também abrange a comemoração pelo aniversário do Parque do Queimado, inaugurado em 9 de julho de 2019, e que este ano completa cinco anos de requalificação. Aliada à programação festiva, 30 músicos de diversos países da América Latina participam do projeto Neojiba Conecta. A ação ocorre até o dia 30 deste mês.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.