Se não fosse cômico, seria trágico, o tamanho das mochilas distribuídas para as crianças das creches do município de Jequié. A prefeitura local entregou kits escolares para alunos da rede pública de ensino contendo materiais básicos para serem usados em sala de aula, mas a surpresa para os pequenos foi o tamanho da mochila, que ultrapassou a medida da criança e ai, foto com crianças dentro das mochilas caiu nas redes sócias, e circulou pelo Brasil a fora.
Até o momento a prefeitura de Jequié não se manifestou oficialmente a respeito do assunto, a não ser o Secretário de Educação Roberto Gondim que postou em sua página do fecebook o seguinte:
*Onde se vê a árvore não se vê a floresta.*
“Neste início de semana o que mais circulou nas redes sociais foi um meme ironizando o tamanho da mochila distribuída pela Secretaria de Educação de Jequié, como se esse fato fosse o mais importante para a Educação do Município.
O que chama atenção é que embora digam que é grande para as crianças, ainda seria pequena se usada para abrigar os relatórios contendo os péssimos índices herdados na Educação local, que envolvem baixa matrícula, baixo IDEB, baixo IOEB e mais sério ainda, a baixa proficiência dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
A tarefa de recuperar estes índices começou com o aumento significativo de matrículas na rede, até porque lugar de criança é na Escola, mas precisará na verdade de uma força tarefa que envolva toda a sociedade de Jequié para melhorar os péssimos índices deixados pelas gestões anteriores.
Só no IOEB(Índice de Oportunidade da Educação Brasileira) , com nota 3,2, Jequié amarga o 4978° lugar entre os 5.500 municípios do Brasil. Sem contar o IDEB de 3,2 nas séries iniciais e 2,9 nas séries finais. Triste ter que afirmar que a proficiência do 9° ano em Matemática dos alunos de Jequié é de apenas 5%.
Voltando ao tamanho da sacola, se é que alguns acham isso o mais importante, segundo o Ministério da Saúde uma criança não pode carregar mais que 10% do seu peso. Sendo assim, parece que não tem como entregar a uma criança de Creche uma mochila com tamanho ideal. Ou será que estas pessoas querem afirmar que os pais de hoje não estão servindo nem pra carregar a mochila de seus filhos?
Aos críticos que estão apurando, prefiro como cidadão convidá-los para atuar em defesa de uma melhor educação para Jequié.
Para terminar, prefiro parafrasear os Novos Baianos que já diziam em “Mistério do Planeta”:
“Que independente disso
(…) ando e penso sempre com mais de um
Por isso ninguém vê minha sacola.”
Será prof Roberto Gondim, que estas crianças não terão futuramente problemas de coluna? Porque mesmo as mochilas vazias são enormes paras eles. Imagine o peso com conteúdos dentro!
Essas mochilas gigantes vermelhas (cor do pt) foram sobra do setor de propinas da Odebrecht que João Vaccari (tesoureiro do pt) utilizava para transportar a grana para os políticos corruptos. Com o surgimento da Operação Lava Jato, as mochilas gigantes perderam a utilidade e foram doadas.