O trânsito de Jequié é um caos total. Essa é a voz geral da população que circula pela cidade e não encontra sequer lugar para estacionar seus veículos, uma vez que as motos vêm tomando conta de todos os espaços que a cidade oferece desordenadamente. Toda a imprensa vem noticiando dia a dia sem dar trégua, na esperança de que as autoridades competentes possam tomar providências. Jequié é uma cidade com quase 200 mil habitantes e o número de carros e motos vem aumentando assustadoramente e se continuar da forma que está os pedestres não vão ter mais seus direitos assegurados e terão que andar entre os carros, arriscando serem atropelados, uma vez que os carros estacionam onde querem, até nas calçadas, por falta de fiscalização.
Iniciei a matéria falando do caótico trânsito de Jequié, para que meus leitores possam ter conhecimento de cidades muito menores, com trânsito todo organizado, como o pequeno município de Guanambi, Sudoeste da Bahia, que acaba de firmar parceria para melhorias no trânsito.
“Através da superintendência municipal de trânsito, a Prefeitura Municipal de Guanambi assinou na terça-feira (14) o termo de renovação da cooperação técnica entre o Detran da Bahia e o município estabelecendo parcerias para a segurança de condutores e pedestres.
O acordo permite a comunicação entre os municípios e o sistema do Detran, garantindo o intercâmbio de informações na execução dos procedimentos de fiscalização, controle de trânsito. Serão realizadas também blitzes educativas, em parceria com a Polícia Militar.
Segundo o diretor geral do Detran, Maurício Bacelar, a meta é atuar intensivamente no interior do estado para assegurar a redução no número de acidentes.” Estamos desenvolvendo ações que diminuam o índice de violência no trânsito e, consequentemente, o número de mortes. No Brasil, aproximadamente seis pessoas morrem, por hora, em acidente de trânsito, um efeito do desrespeito as leis”afirmou o diretor”