Home » Sem categoria » Médico que liderava luta contra Ebola morre em Serra Leoa

Médico que liderava luta contra Ebola morre em Serra Leoa

MédicoSheik Umar Khan(Foto Divulgação)

Médico Sheik Umar Khan(Foto Divulgação)

O virologista Sheik Umar Khan, 39, médico que liderava a luta contra o Ebola em Serra Leoa, morreu em decorrência do vírus nesta terça-feira (29), segundo autoridades do país. Ele estava internado em um hospital na cidade de Kailahun, epicentro do surto, ao leste de Serra Leoa.

O médico ficou conhecido por tratar mais de cem pacientes com a doença, até ser infectado pelo vírus, que possui até 90% de chance de mortalidade. O governo de Serra Leoa o chamou de “herói nacional”.

Outro médico também foi vítima da doença na Libéria. Samuel Brisbane, que morreu no sábado (26), estava tratando vítimas do Ebola no John F. Kennedy Memorial Medical Center, o maior hospital da capital liberiana, Monróvia, quando adoeceu.

O mortal vírus Ebola pode se propagar como rastilhos de pólvora alertaram nestas autoridades de saúde americanas, que pediram aos viajantes da África ocidental que tomem as maiores precauções frente à maior epidemia da doença na História.

Desde março, foram registrados 1.201 casos de Ebola e 672 mortes em Guiné, Libéria e Serra Leoa, informaram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americanas.

“A probabilidade de que esta epidemia se propague fora da África ocidental é muito baixa”, avaliou Stephan Monroe, do CDC. Mas a situação “evolui rapidamente” e os CDC têm que estar prontos para fazer frente à possibilidade de que um viajante leve a doença para os Estados Unidos.

A preocupação é que a epidemia pegue fogo no exterior, como um incêndio florestal que pode se propagar a partir de uma única árvore, só com as faíscas”, disse Monroe.(Fonte:Uol)

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.