Home » Jequié » Livraria Saraiva encerra atividades e jequeenses manifestam sobre a grande perda

Livraria Saraiva encerra atividades e jequeenses manifestam sobre a grande perda

Todas as livrarias Saraiva em Salvador encerram suas atividades. A confirmação de encerramento das atividades foi feita pelo Jornal Correio, que segundo a publicação, a empresa não deu detalhes sobre demissões. Com a velocidade da tecnologia virtual, jornais e revistas impressas estão desaparecendo e dando vez as informações em tempo recorde via internet. A editora do Blog ouviu pessoas adeptas a leitura e com muita tristeza expressaram seus depoimentos.

Emerson Pinto de Araújo-Escritor: A desativação da livraria Saraiva fecha mais uma janela no mundo das letras e da cultura. Amantes dos livros fico triste, muito triste com a notícia, numa época em que necessitam abrir mais janelas para que os raios da cultura e das letras ilumine mais a mente dos homens.

Reinaldo Pinheiro: Professor e poeta- No caso das livrarias, lojas de disco é o resultado das novas tecnologias digitais. A decadência e os altos já vinham sendo sentidos. A leitura de livros e a audição de músicas em disco tomaram o rumo dos celulares, tablets, laptops. As pessoas tinham prazer em dar e receber CDs, por exemplo, já não podem nem pensar nisso. Com a simultaneidade das notícias, os telejornais, jornais e revistas impressas estão sumindo do mapa. O mundo mudou! Temos e teremos que nos adaptar rapidamente a uma nova realidade de velocidade jamais vista.

Daniel Lélis Barretto- Estudante do 5º ano do Colégio Dom de Educar: Eu achei muito ruim porque não vai ter uma loja boa para comprar livros. Eu gosto muito de ler e tenho muitos livros infantis e muitos deles foram comprados na Saraiva pela intenert.

Ivonildo Calheira: Médico e escritor: É com tristeza que eu vejo o fechamento da Saraiva, não só em Salvador como em várias cidades do Brasil. Devido à pandemia e é o que a gente ler a respeito e essa fase terrível que passa o nosso país e o mundo de uma forma geral, mas que na cultura parece que a ação foi pior. Saraiva, é uma das poucas livrarias boas em Salvador que estão sendo fechadas, mas infelizmente isso retrata o momento da humanidade e a gente sente que as pessoas e principalmente os jovens estão lendo cada vez  menos, e o Brasil nunca teve uma cultura da leitura, mas isso vem piorando mais um pouco e piorou agora com a pandemia. Talvez também pelo acesso das informações imediatas via internet, porém as pessoas de uma geração mais antiga gostam de ter o livro na mão , mas esse prazer cada vez mais vai diminuindo, e cada vez mais, livraria fechando. Aqui em Jequié por exemplo, a única livraria da cidade também foi fechada.

Domingos Ailton: Escritor e Secretario Municipal de Cultura. Quando fecha livraria, é um péssimo sinal, e um país como o nosso, que a valorização da leitura é muito pequena, e eu vejo isso com muita tristeza. A livraria é um espaço, além da divulgação das obras dos autores, e eu inclusive já tive meus livros comercializados na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi. Não deixa de ser uma grande perda para a nossa cultura.

*

 

 

 

 

 

 

 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.