Recentemente, a cidade Sol deu um passo importante para a inclusão social e o fortalecimento da economia local com a instalação de boxes que levou o nome do saudoso empresário Walmick Almeida Andrade, em frente ao Mercadão Municipal. Para entender melhor o impacto dessa iniciativa, a editora do Blog conversou com o diretor de serviços públicos Leonardo Reis que compartilhou detalhes sobre o projeto.

Lú Lélis: 1. Qual foi a motivação para a criação desses boxes?
Léo Reis : O objetivo foi retirar os trabalhadores informais que ocupavam as vias públicas centrais da cidade e dar a eles melhores condições de trabalho. Quando chegamos à administração municipal, as vias ao lado do Supermercado Minipreço e adjacências, além do entorno da Praça da Bandeira, eram cheias de barracas de pequenos produtos de eletrônica, roupas, frutas, entre outros, dificultando a passagem de pedestres, obrigando-os a avançar para o asfalto, prejudicando a mobilidade urbana. Muitos chegavam a ocupar as calçadas e, às vezes, até a própria via pública.
Lú Lélis: 2. Que tipo de serviços ou produtos estarão disponíveis nesses boxes
Léo Reis:O mix de produtos e serviços que ocupam a Galeria Walmick Almeida é extenso, como já falamos. Vai de roupas, estabelecimentos de pequenos produtos eletrônicos, entre muitos outros.
Lú Lélis 3. Qual foi o impacto inicial na entrega dos boxes para a comunidade local?
Léo Reis:O impacto é a melhoria da mobilidade urbana no primeiro momento com esses trabalhadores ocupando espaço digno fora da chuva dentro de uma área Central podendo gerar renda para suas famílias. Outro impacto positivo é o incentivo ao empreendedorismo pois muitos deles podem fortalecer seus pequenos negócios e, quem sabe, empreender mais e mais.
Lú Lélis :4. Há planos para expandir essa iniciativa para outros bairros?
Léo Reis:O prefeito Zé Cocá ainda não discutiu a respeito da ampliação de galerias em outros bairros, mas é uma possibilidade…
Lú Lélis 5. Como a população pode colaborar com o sucesso desse projeto?
Léo Reis: Acredito que a população pode colaborar com o sucesso da galeria comprando, incentivando esses pequenos comerciantes, ajudando essas pessoas a consolidarem em seus negócios e, com isso, o comércio de Jequié, principalmente os pequenos comerciantes, se fortalecerão.
Com esse projeto, o Mercadão ganha uma nova dinâmica, e a cidade dá um exemplo de como criatividade e planejamento podem transformar vidas. O diretor finaliza com um convite à população: “Venham conhecer os boxes e apoiar os trabalhadores locais. Este espaço é para todos!”.