Home » Sem categoria » Jequié recebe unidade de oncologia com atendimentos de alta complexidade

Jequié recebe unidade de oncologia com atendimentos de alta complexidade

Ana Paula Camargo,diretora do HPV, Deputado Estadual Euclides Fernandes, Deputado Federal Antônio Brito, governador Jerônimo Rodrigues e Roberta Santana, Secretária de Saúde do Estado comemorando um marco significativo com o governador

A tarde desta sexta-feira (6),  em Jequié, foi marcada como um dia de esperança, não só para Jequié, como para toda a Região onde foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues mais uma unidade de alta complexidade em oncologia (,), no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). Projeto do governo estadual, a nova unidade recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e oferece consultas ambulatoriais e de emergência, exames, cirurgias e sessões de quimioterapia. O espaço ficou pequeno para acolher a grande quantidade de pessoas e autoridades como prefeitos de toda a região, vereadores, deputados entre outras autoridades  que estiveram no local para receber o governador e sua comitiva, para realização oficial do equipamento e de outras obras no município.

Jerônimo destacou a importância de poder receber o tratamento adequado. “Quando alguém recebe o diagnóstico de câncer, perde o chão, porque imagina que não tem mais jeito. Mas, a cura pode chegar se descobrir e tratar em tempo. Por isso, vamos trabalhar para que em cada canto da Bahia tenha esse tipo de assistência e as pessoas não precisem se deslocar para fazer o tratamento”, afirmou o governador.

Hospital Geral Prado Valadares um passo importante na luta contra o câncer

 A unidade começa a funcionar com 12 cadeiras de quimioterapia, duas salas de estabilização, duas de consultórios e duas capelas para a manipulação dos quimioterápicos. A estrutura também atende a cirurgias oncológicas de mastologia, urologia, ginecologia e de aparelho digestivo. A urgência e emergência oncológica vão contar, ainda, com a atuação de médicos especialistas em coloproctologia, urologia, ginecologia e mastologia, além de atendimentos para cuidados paliativos, realização de biópsias, tomografia, ressonância magnética, colonoscopia, endoscopia e broncoscopia. Com o novo serviço, a Bahia passa a contar com 27 unidades especializadas desse tipo.

  A secretária da Saúde Roberta Santana destacou ainda a entrega de quatro leitos de saúde mental na clínica médica e dois de retaguarda na emergência no HGPV. “Estamos requalificando a saúde mental dentro dos nossos hospitais de emergência e de urgência, que é onde deve ser tratada”. Segundo a titular da Sesab, foram disponibilizados quatro leitos de saúde mental, mas está em estudo a área onde funcionava o antigo hospital psiquiátrico e desenvolvido projeto para poder tratar, de forma integral, dentro da clínica médica, a saúde mental dos assistidos, como manda a nova política antimanicomial.

 Na oportunidade, também foi autorizada a abertura de licitação para a reforma da recepção principal do hospital e das enfermarias. No local, está sendo planejada a estruturação de um serviço de hemodinâmica para diagnóstico de doenças e condições que afetam o sistema circulatório, como aneurismas. A unidade vai oferecer tratamentos como angioplastia coronária, angioplastia das artérias dos membros, angioplastia das artérias carótidas (periféricas) e tratamento endovascular de aneurisma e artérias cerebrais. Serão destinados R$ 14 milhões para atender as demandas relacionadas aos diagnósticos.

Um comentário

  1. Parabéns ao governador Gerônimo pl instalação da unacon em Jequié é muito importante para a população que sofria indo para Salvador no maior desconforto. E importante também a coordenação de saúde em nosso município para o bem da saúde de Jequié e região.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.