O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Jequié – CMDCA, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Jequié, realizou nesta segunda-feira, 11 de maio, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, realizado no CEEP, teve como objetivo avaliar a Política Municipal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal e propor diretrizes para o aprimoramento na perspectiva do fortalecimento dos Conselhos de Direitos no contexto da co-responsabilidade Estado / Sociedade, conforme estabelece a Lei 8069/90.
A abertura da Conferência contou com as apresentações culturais do Grupo Caruara (Colégio Matisse), do Coral Encanto (Instituto Sublime Tarefa), do Trio Music (AJECE), de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -SCFV, do Grupo de Maculelê do Mestre Nônha (APAE) e dos músicos Jô Bahia e Ronaldo Lima interpretando o Hino de Jequié.
Na oportunidade, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social de Jequié, Vânia Duarte, apresentou palestra sobre o tema: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e Adolescente da Bahia. Logo após, foi apresentado argumentos e estatísticas contra a redução da maioridade penal, feita pelo psicólogo Darlan Souza (Centro de Referência dos Direitos Humanos) e pelo padre Inácio (Pastoral da Criança).