A prefeitura de Ipiaú, cidade vizinha, confirmou no final da tarde de terça-feira (5) que o abrigo de idosos Fundação Casa Lar Dona Deraldina teve 40 infectados do novo coronavírus. Foram 34 idosos e seis funcionários do local. A diretora da casa, vice-prefeita Margarete do Abrigo já havia testado positivo para a covid-19.
O Município teve ao todo 46 novos casos de Covid-19, totalizando 99 infectados. Ipiaú registra 346 casos registrados como suspeitos para a doença, 15 curados e duas mortes confirmadas. Segundo o Jornalista Ipaiauense José Américo Castro, “cresce em Ipiáu o número de pessoas usando máscaras e admitindo o isolamento social. Por força de Decreto de Lei, por medo do bicho invisível, pela vontade de continuar vivendo, o povo tá aderindo às mascaras, cobrindo o rosto, ficando em casa. Ainda assim têm aqueles estupidamente teimosos que insistem em desafiar o perigo. É para não ser massacrada que a humanidade está mascarada, comportada, adequada a um tempo diferente, sem festa, sem dança , com menos ganância. Entre a incerteza e a esperança. Quem viver verá que nada será como antes”.
O secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, disse na manhã desta quarta-feira (6) que os profissionais do abrigo de idosos de Ipiaú, no sudoeste, farão testes para detectar a covid-19. Pessoas que tiveram contato com eles também serão monitoradas, e na terça-feira (6), 40 pessoas do abrigo [34 idosos e 6 profissionais] testaram positivo para o novo coronavírus. E disse ainda: “Nós estamos com equipes de vigilância sanitária fazendo o rastreamento com todos os contactantes, profissionais que trabalharam e trabalham no abrigo e em todas as pessoas em que eles entraram em contato”.