Home » Sem categoria » Inaugurada em Maracás primeira mineradora de vanádio das Américas

Inaugurada em Maracás primeira mineradora de vanádio das Américas

Inaugurada na Bahia primeira mineradora de vanádio

Inaugurada na Bahia primeira mineradora de vanádio

Foi inaugurada nesta quarta feira (21) a primeira mineradora de vanádio das Américas, em Maracás, sudoeste da Bahia com a presença do governador da Bahia Jaques Wagner. Também estiveram presentes à inauguração, o Secretário do Comércio, Indústria e Mineração James Correa, o presidente da Assembléia Legislativa Estadual deputado Marcelo Nilo, presidente da CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), Alexandre Brust, deputados federais, Rui Costa e Cláudio Cajado, prefeitos, vereadores e grande número de convidados.

A vanádio de Maracás é uma empresa do grupo canadense Largo Resources. Possui capacidade para produzir até nove mil toneladas por ano de pentóxido de vanádio. A matéria prima é utilizada, principalmente, em indústrias de aços especiais nas áreas de óleo e gás, materiais cirúrgicos, turbinas eólicas e ferrovias de alta velocidade. A produção é exportada para mercados da Europa, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão.

O “presidente das Operações no Brasil Kurt Menchen falou em seu pronunciamento que a mina produz o melhor vanádio do mundo.” A operação da vanádio Maracás posiciona  o Brasil estrategicamente na produção do minério, uma vez que a produção inicial corresponde a 7% do consumo mundial do mineral” disse ele.

Governador Jaques Wagner inaugura mineradora em Maracás

Governador Jaques Wagner inaugura mineradora em Maracás

A cidade de Maracás a 354 quilômetros de Salvador, hoje vive outra realidade, antes baseada em agricultura, pecuária e produção de flores e agora a população de Maracás só tem a ganhar com a instalação da primeira mina de vanádio que vem desenvolver a economia e geração de emprego.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.