Tudo que envolve receitas e despesas, como controle, registro, planejamento e organização de contas, públicas ou privadas, é atividade desempenhada pelos profissionais de Ciências Contábeis. Além disso, cabe ao contador analisar se as movimentações financeiras envolvendo pessoas e empresas estão de acordo com a lei.
O profissional graduado em Ciências Contábeis tem a opção de atuar de forma autônoma, abrindo o seu próprio escritório e prestando serviços, como consultorias para as organizações, já que nem todas as empresas têm um contador em seu quadro de funcionários, mas todas elas são obrigadas, por lei, a contar com a atuação desse profissional. Além disso, a demanda por serviços contábeis não se limita apenas às empresas. Há muitas pessoas físicas que também precisam desses serviços, desde tarefas mais complexas até as mais simples, como ajuda na declaração do Imposto de Renda.
Existe ainda a opção de trabalhar com a área de Auditoria, na qual o profissional tem a responsabilidade de analisar as contas de uma organização, independente de ser do setor privado, público ou sem fins lucrativos. É papel do auditor verificar registros, dados e balanços financeiros, a fim de garantir a sua exatidão e legalidade. Também é possível explorar a Contabilidade Gerencial. Nessa área, o profissional é encarregado de registrar e analisar todas as transações financeiras e patrimoniais da empresa, o que pode gerar informações valiosas para auxiliar os gestores em suas tomadas de decisão.
Já o profissional que opta por se tornar perito contábil é responsável por examinar, minuciosamente, as operações financeiras de uma empresa a fim de detectar possíveis erros ou irregularidades, como sonegação fiscal ou fraudes patrimoniais, com o objetivo de obter informações e dados que possam ser utilizados em processos judiciais. É importante destacar que o papel do perito contábil é diferente do auditor, já que este último atua, principalmente, em situações privadas e não envolve questões judiciais.
Além das áreas de atuação citadas, outra alternativa é seguir na carreira acadêmica. É o caso de Romar Barros, graduado em Ciências Contábeis pela Uesb, em 2005, que já atua como professor há 16 anos. Paralelo ao trabalho de formação desenvolvido em salas de aula, Romar também atuou no mercado financeiro, como gestor de carreira, e abriu sua própria empresa de consultoria especializada, onde atendeu mais de 40 empresas.
Para quem deseja se tornar contador, a Uesb dispõe do curso de bacharelado em Ciências Contábeis, criado em 1992. Até então, já foram formados cerca de 650 profissionais. Com ingresso gratuito, no primeiro semestre do ano letivo, são oferecidas 43 vagas e as aulas ocorrem no turno noturno. Com duração mínima de 10 semestres, o curso busca formar “profissionais capacitados para suprir a necessidade tanto do mercado de trabalho do mundo empresarial, quanto para o mundo acadêmico, com visão crítica, consciência ética e sociopolítica”, sinaliza o professor Luciano Doria, coordenador da graduação na Uesb.