Home » Sem categoria » Governo da Bahia apresenta projetos contra o Aedes aegypti ao Ministério da Saúde

Governo da Bahia apresenta projetos contra o Aedes aegypti ao Ministério da Saúde

As iniciativas para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, vão ser ampliadas na Bahia. Nove projetos, entre novos e os que serão expandidos, foram apresentados pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, e ao secretário nacional de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi, nesta quarta-feira (23), em Brasília.

Um destaque do pacote de medidas é a aplicação de um repelente que poderá ser usado em tintas de pintar residências e em peças de roupa. O repelente estará envolvido numa nanopartícula. Poderemos transformar “qualquer tipo de peça de roupa numa roupa à prova de mosquito”, acrescentou o Secretário de Saúde da Bahia.

Vilas-Boas destacou ainda a parceria que está sendo feita com a Secretaria de Educação da Bahia para desenvolvimento de projetos educacionais contra o Aedes aegypti. Livros, testes recreativos e educacionais para estudantes dos ensinos básico e fundamental estão incluídos nesta ação integrada.

A Bahia também projeta uma ampla distribuição de teste rápido para diagnóstico de dengue, chikungunya e, “por exclusão, da zika”, doença associada ao aumento de casos de microcefalia no país. Com uma única gota de sangue será possível a checagem.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.