Foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, a Portaria 70/2021 que institui o Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Feagri), que está aberto à adesão dos 417 municípios do estado. Idealizado, criado e com coordenação geral da Seagri, o fórum será constituído por gestores municipais das esferas de desenvolvimento da agropecuária, secretários ou diretores ou coordenadores. E para de imediato iniciar as ações do Fórum, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) anuncia a realização do primeiro encontro dia 29 de novembro, na sede da União dos Municípios da Bahia, em Salvador.
“Trabalhamos muito para a formatação desse Fórum, que acho imprescindível para levar a Bahia a patamares ainda mais elevados no setor da agropecuária, em suas diversas cadeias produtivas. O agronegócio na Bahia é gigante, vem batendo recordes seguidos, mas precisamos crescer ainda mais, integrando a maior quantidade possível dos municípios a esse agigantamento”, comenta o titular da SEAGRI, secretário João Carlos Oliveira, que é também o coordenador geral do Fórum.
O Feagri propõe-se a auxiliar os municípios nas ações de formação e capacitação em gestão e em políticas públicas dos setores ligados aos negócios do campo, fomentando parcerias institucionais entre municípios e órgãos estaduais. Outro objetivo da iniciativa é fortalecer a participação da sociedade civil e do controle social por meio da criação de Conselhos Municipais específicos que tratem da agricultura, da pecuária, da irrigação, da pesca e da aquicultura, dentre outras ações.
No primeiro encontro do Feagri, dia 29 de novembro, haverá todo um dia de programação, com diversas palestras nas quais se pretende, de forma ampla, apresentar oportunidades e desafios do setor agropecuário da Bahia. Dessa forma, serão apresentados dados do setor agropecuário e desenvolvidos temas como a tecnologia e o digital no campo, captação de recursos para a área rural, oportunidades na piscicultura, cenário da produção orgânica, saúde animal e vegetal, políticas públicas para o setor agropecuário, serviço de inspeção municipal, dentre outros.
A inclusão dos municípios e seus gestores ao Feagri se dá através de adesão. Para realizá-la, o gestor só precisa preencher a ficha que está disponível no site da SEAGRI (www.seagri.gov.br). O gestor do município interessado em integrar o FEAGRI deve preencher o termo e enviá-lo para o email feagri@seagri.ba.gov.br.