Romeiros de todo país estão reunidos, nesta quarta-feira (6), na cidade de Bom Jesus da Lapa, a 790 km de Salvador, para comemorar o dia do padroeiro da cidade. De acordo com a polícia, são esperados cerca de 400 mil visitantes no município do oeste baiano.
A romaria, que é a terceira maior do país, acontece há 320 anos e começou com o português Francisco Mendonça Mar. No século XVII, ele fez uma peregrinação pelo interior da Bahia levando as imagens de nossa Senhora da Soledade e do Senhor Bom Jesus. Foi ele quem encontrou a gruta na cidade e decidiu criar um santuário no local.
“Começou com um grupo pequeno, com Francisco, hoje são aproximadamente dois milhões de peregrinos que passam todos os anos no santuário do Bom Jesus da Lapa”, explica o padre Vilmar Correa.
A programação teve inicio as 5h da manhã com a santa missa, encerrando as 18hs com a chegada da procissão que vai percorrer as ruas da cidade. Na terça-feira (5) ocorreu a missa da benção dos objetos, quando os romeiros levam imagens sacras e presentes para serem benzidos. A missa reuniu milhares de fiéis nas grutas do santuário do Bom Jesus. (G1)