Na última segunda-feira (4), o secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, João Portella, recebeu a assessora de comunicação institucional e corporativa das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Maria Helena Beltrão, para discutir as exigências para a nova etapa de exploração do urânio em Caetité.
Após longos meses de interrupção na atividade mineradora, a INB recebeu o aval dos órgãos fiscalizadores, devendo em breve dar início a uma nova etapa na exploração do mineral (antes a céu aberto, e agora subterrânea) e incrementação da matriz energética termonuclear – uma das alternativas menos poluentes, segundo a ONU, em contraponto àquelas que produzem o efeito estufa.
O Secretário do Meio Ambiente ressaltou a importância dessa nova exigência, que faz com a empresa mineradora efetivamente passe a escutar as reivindicações da sociedade onde o empreendimento está inserido, trazendo mais transparência a todo o processo.
A jornalista Hlena Beltrão, afirmou que reuniões dos representantes da INB ocorrerão freqüentemente com membros da sociedade civil, não apenas em Caetité, como também nas vizinhas de Livramento de Nossa Senhora e Lagoa Real – cidades que estão mais próximas à mina.
Para Caetité, a parceria da INB em projetos como o da reciclagem de resíduos sólidos, tem sido uma das mais avançadas na região e tem mostrado excelentes resultados cada vez mais promissores, disse o Secretario do Meio Ambiente João Portela(Fonte ASCOM/PMC)