A jovem baiana, Ana Luisa Rocha de 18 anos foi aprovada em primeiro lugar no curso de medicina nos vestibulares da Universidade de São Paulo (Fuvest/USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Obteve ainda a maior nota entre todos os candidatos inscritos no geral nos dois vestibulares com a pontuação que conseguiu acrescida de bônus por ter feito o ensino médio em escola pública. Ana Luisa optou por estudar na USP. A jovem que mora em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, fez o ensino médio no Colégio Militar de Salvador, uma escola pública federal, e ainda fez dois anos de cursinho pré-vestibular. Ana Luisa também foi aprovada na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).Mas esta não foi a primeira vez que a estudante viu seu nome nas chamadas das instituições. Quando ainda cursava o segundo ano do ensino médio, seu primeiro ano no cursinho pré-vestibular Interseção, no bairro da Pituba, em Salvador, Ana Luisa foi aprovada na UFBA e Uneb. Contrariando a vontade de seus pais, sua meta era passar na USP ou Unicamp e, com isso, se mudar para São Paulo. (Informações do G1.)
O governador Rui Costa usou a sua página da rede social para expressar a sua satisfação em ver uma aluna de Escola Pública obter primeiro lugar no vestibular e escreveu:
“Tenho a educação como carro-chefe do meu governo. Ao ler no site de notícias que o 1º lugar no curso de Medicina em duas das universidades mais disputadas do país foi conquistado por uma estudante baiana da escola pública, fiquei repleto de alegria, otimismo e determinação para trabalhar mais e mais em prol do ensino público na Bahia. Parabéns, Ana Luisa Rocha. A sua conquista nos motiva. Se hoje estou aqui, é porque meus pais acreditaram na educação. Sempre estudei em escola pública. Quero deixar um pedido: pais, tios e avós, mesmo sem terem concluído os estudos, valorizem a educação de seus filhos. Conto com vocês. Forte abraço”