Quem visitar Salvador, passar férias ou festas de fim de ano, poderá aproveitar a oportunidade para conhecer parte importante da história e da cultura da Bahia e do Brasil, através de um roteiro de visitação aos museus da cidade. Grande parte desses equipamentos integra o conjunto de instituições administradas pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac).
Com propostas diversas, os museus e outros espaços públicos da capital baiana guardam acervos variados como pinturas, esculturas, fotografias, poemas, máscaras, instrumentos musicais e outras manifestações artísticas que revelam a identidade do povo da terra. A maioria conta com coleções permanentes e mostras itinerantes que se misturam, tornando-os mais atrativos e dinâmicos.
Para os visitantes que passarão pouco tempo na cidade, há a vantagem de muitos desses equipamentos ficarem situados no Centro Histórico, que com seus prédios e monumentos, já é uma atração à parte. Devido aos feriados, alguns locais não funcionarão nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Nos demais dias, estarão abertos, gratuitamente, ao público. Vale a pena conferir!