Uma proposta criada em São Paulo no ano de 2004 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), após sanção da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Dia da Responsabilidade Social já é tradição em Jequié. Pela lei, a prática da Responsabilidade Social conta na avaliação das instituições. Em 2014, a ação aconteceu no loteamento Jardim Tropical, nesta sexta-feira (19), das 9h às 14h. A ação procura levar a população de bairros carentes serviços e informações que possam transformar a rotina das pessoas na comunidade. O projeto é desenvolvido desde 2006 pela Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC Jequié, sempre no mês de setembro, em parceria com diversos órgãos e entidades.
O Dia da Responsabilidade Social no Jardim Tropical contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Jequié, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e ofereceu diversos serviços visando à melhoria da qualidade de vida e bem estar da população, como: Educação e Saúde, aferição de pressão arterial, glicemia, oficinas sobre saúde reprodutiva, sexual e mental, oficinas administrativas com elaboração de currículo, educação doméstica e financeira, e a parte lúdica com jogos e brincadeiras, corte e costura alta maquiagem, manicure, cuidador de idosos, corte de cabelo, acuidade visual (exame de vista), oficina de artesanato, música, histórias e panificação.
A Secretaria de Desenvolvimento Social envolveu na ação os programas do CRAS, CREAS e PRONATEC. O Dia da Responsabilidade Social contou ainda com parcerias com o SENAC, SESC, Lions Clube, UESB, Caixa Econômica Federal, Rotary, Policia Militar e 8º Grupamento de Bombeiros.
A prefeita Tânia Britto esteve presente na ação e parabenizou a iniciativa, ressaltando a importância de cada parceiro envolvido.
O Dia da Responsabilidade Social é resultado das ações que muitas instituições praticam durante todo o ano. Isto significa que a Responsabilidade Social deve permear todos os projetos e atividades das instituições visando contribuir para: a inclusão social; o desenvolvimento econômico e social; a defesa do meio ambiente; a preservação da cultura local e regional; a integração com a comunidade, entre outras.