Na quarta-feira (12) o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) formou mais de 600 alunos das escolas, Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, Colégio da Polícia Militar de Jequié, Colégio Matisse e Escola Municipal Joaquim Marques Monteiro em Jequié. Além de pais, professores e formandos, a cerimônia contou também com o Comandante do 19º Batalhão da Policia Militar de Jequié, Major PM Ricardo Santana; do Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Jairo Rodrigues, representando a Prefeita Tânia Britto; do Secretário Municipal de Educação, João Magno Chaves; do Diretor do Colégio da Polícia Militar de Jequié, Major PM Élder Coelho; do Coordenador Regional do PROERD, Cap. PM Marcelo Pinho e da Diretora da DIREC 13, Alvanil Cunha.
O PROERD é desenvolvido pela Polícia Militar com alunos do 5º e 7º ano. O objetivo do programa é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Em Jequié, a parceria entre 19º batalhão e Prefeitura tem alcançado também a Escola Municipal Joaquim Marques Monteiro. Após as lições praticadas durante o semestre, os alunos fizeram o juramento prometendo cumprir tudo que aprenderam no programa.
Na cerimônia, foram premiadas as melhores redações feitas pelos alunos concluintes. Nos textos, os alunos contaram sobre a experiência das aulas e sobre as lições que levam para o futuro e a aluna do Colégio municipal Joaquim Marques Monteiro, Kaila Lorrana alcançou o 3º lugar no geral de melhor redação.