Os festejos do Padroeiro da Cidade Sol, Santo Antônio, foram lembrados na Assembléia Legislativa pelo deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB). A tradição do trezenário na cidade foi exaltada em moção de congratulações apresentada na Casa. Segundo o parlamentar, o clima de devoção dos católicos da cidade é intenso nesse período com louvores todas as noites, entre 1º e 13 de junho, ápice da festividade.
Disse ainda que em Jequié é famosa a trezena que enleva os fiéis e toca a todos aqueles que estão acostumados com a tradição popular de louvar com hinos, benditos e o responsório o patrono do município. São 116 anos de tradição, festa comentada em toda a Bahia. Uma grande programação envolve a Catedral em clima de grande festa e a igreja fica lotada de devotos todas as noites. Este ano o tema central da festa é ‘Somos da Paz’, um convite da Diocese de Jequié sobre a necessidade de construção da cultura da não violência
Na moção, o deputado também citou a parte profana com as apresentações culturais e a presença das barracas para a comercialização de produtos juninos. Foi mencionada também a recepção da imagem peregrina do Senhor Bom Jesus, entre os dias 12 e 13, um dos momentos mais especiais da festa. Segundo Leur Jr., os jequieenses se abrem para recepcionar a imagem do Senhor Bom Jesus ao lado do santo padroeiro bastante venerado pelos católicos brasileiros.
Leur Lomanto Jr. parabeniza a Paróquia de Santo Antônio, a Diocese de Jequié, a comissão da festa, além das autoridades e Câmara de Vereadores do Município pelas comemorações.