O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar a aposentadoria de cerca de 36 milhões de brasileiros nesta segunda-feira (25), quando também realizará o adiantamento da primeira parcela do décimo terceiro para mais de 31 milhões de segurados. Os beneficiários do INSS que recebem até R$ 1.212 – valor de um salário mínimo – serão pagos até o dia 6 de maior. Os que ganham acima do piso nacional terão o pagamento entre os dias 2 e 6 do próximo mês. As duas parcelas do 13º serão pagas nos próximos dias. A primeira parcela virá na competência de abril,entre 25 de abril e 6 de maio. A segunda parcela cairá com o pagamento da competência de maio,entre 25 de maio e 7 junho.
Quem tem direito ao décimo terceiro do INSS
Aposentados, pensionistas e trabalhadores com auxílio-doença e auxílio-acidente têm direito ao 13º. Já os segurados que têm BPC (Benefício de Prestação Continuada) e renda mensal vitalícia não recebem.
O beneficiário pode consultar o valor exato do 13º do INSS pelo aplicativo ou no site Meu INSS. Para quem já estava aposentado em janeiro de 2022, a primeira parcela corresponde a metade do valor do benefício. Já a segunda parcela tem desconto do Imposto de Renda para quem é obrigado a pagar. O calendário foi feito com base no número final do benefício, sem considerar o dígito verificador, começando com o final 1, nesta segunda, e terminando com o final 0 em 6 de maio para os que recebem até um salário mínimo. A segunda parcela será da mesma forma entre os dias 25 de maio e 7 de junho. Para quem ganha acima de um salário mínimo, o INSS dividiu o pagamento do décimo terceiro da seguinte forma: 1 e 6 no primeiro dia; 2 e 7; 3 e 8; 4 e 9; 5 e 0.