A Editora do Blog procurou o gerente da agência da Previdência Social em Jequié, Christian Brito para esclarecer dúvidas e orientar aposentados e pensionistas, referentes a descontos indevidos na folha de pagamento. Lembrando que o objetivo da entrevista é informar e conscientizar sobre a situação envolvendo aposentados e pensionistas do INSS.
lulelis: Recentemente, tem havido relatos de descontos indevidos na folha de pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS referente a contratos com Associações. Qual é a sua orientação como gerente do INSS em Jequié sobre essa questão, quando procurado por alguém para reclamar desses descontos?
Christian:A orientação é que em caso de desconto de mensalidade não autorizada, que o beneficiário (a) faça imediatamente contato com a central 135, ou por meio do aplicativo Meu INSS e solicite dois serviços. O primeiro é o serviço de exclusão de mensalidade de associação que não autorizou e o segundo requerimento é bloqueio para desconto de mensalidade de associação, isso vai fazer com que os descontos existentes sejam cancelados e se evite novos descontos sem previa autorização.
lulelis: Como você tem enfrentado diversos desafios exercendo a gerência de um órgão de grande relevância na vida de uma parcela da população brasileira?
Christian:Lú, faço algo por que sou apaixonado, que é servir e cuidar de pessoas, isso faz com que os desafios, e são muitos, nos motive a cada dia a buscar soluções e parcerias para que possamos entregar a população um atendimento de qualidade. Sabemos que sempre temos em que melhorar, precisamos exercer a empatia e nos colocar no lugar do outro e dentro do que nos é permitido, dar o nosso melhor a cada dia.
lulelis: O que o INSS está fazendo para resolver esses problemas e proteger os aposentados? E quais são as medidas futuras planejadas pelo INSS para evitar descontos indevidos.
Christian: O INSS está em fase de revisão de todos os Acordos firmados e implementando novos critérios para que os descontos possam ou não ser realizados.
lulelis: Alguma mensagem final que gostaria de transmitir aos aposentados, pensionistas e familiares responsáveis por boa parte deles.
Christian:A mensagem é que todos beneficiário (as) estejam sempre atentos a seu extrato de pagamento que se encontra disponível pelo aplicativo meu INSS e caso seja detectado qualquer desconto que não reconheçam como autorizado, que imediatamente façam contato com a central 135, ou por meio do aplicativo Meu INSS e solicite a exclusão e o bloqueio.
Lembro ainda, que caso só beneficiários (as) desejem ressarcimento e reparações, essas devem ser discutidas judicialmente.