QUEREMOS DE VOLTA!(Por Duda Tourinho)
“Passa o tempo, só não passa essa saudade”… Retornando à minha terra natal,
Jequié, bem aqui no Sudoeste baiano costumo caminhar pelas ruas dispensando os aborrecimentos costumeiros: lugar para estacionar o carro, o vai e vem de motor taxi….que na maioria das vezes não respeitam as sinalizações nem os pedestres.Prefiro caminhar….mesmo subindo e descendo ladeiras que é o que mais temos por aqui…cidade montanhosa!Mas cidade da minha infância… E quando volto pra casa..o carro pegando fogo é o Sol,não posso reclamar.ele brilha tão forte e bonito.Pra aliviar o calor entro na Catedral..deixo o carro sempre por ali,….Começo a rezar.Quantas recordações!Ao sair da igreja da sua parte mais alta na ponta das escadarias… Posso apreciar toda a minha cidade!Ai é que o coração acelera. Tenho vontade de gritar:
QUEREMOS DE VOLTA! O Cine Teatro Jequié… As matinês para os jovens e suarês para meus pais!E o que vejo agora, uma enorme casa comercial, Varejão das Fábricas!QUEREMOS DE VOLTA!A Praça Ruy Barbosa com seus encantos, onde os namoradinhos, meninas de um lado rapazes do outro ficavam.. Na paquera!QUEREMOS DE VOLTA! O Ginásio do Padre, se não com o mesmo corpo docente e discente.. Mas com a decência que ele sempre conduziu seu ensino de qualidade!Nessa altura, Santo Antônio se compadeceu de mim..pois não é que eu sem perceber já estava a falar muito alto.QUEREMOS DE VOLTA! O Jequié Tênis Clube, com seus bailes de Carnaval… Ele agora está completando seus 80 anos e tão acabadinho, nem parece mais o mesmo!E o Mercadão da Praça da Bandeira?A feira livre, a sociedade de Jequié se encontrava, e ali o papo entre amigos rolava solto. QUEREMOS DE VOLTA este Mercado… Nem que com outra utilidade. Mas não no abandono que se encontra!QUEREMOS DE VOLTA os encantos perdidos pela falta de idealismo de um povo sem memória!De repente alguém gritou mais alto que eu… Dizendo: Vá pra casa minha filha. Ainda tem muita gente que gosta desta terra. Eu prometo fazer a minha parte. Os sinos da Matriz nunca deixarão de bater… Quando virei, era Santo Antônio sorrindo pra mim!E a ele perguntei: E a outra parte meu santinho?Ele respondeu pede aos governantes desta cidade pra te ajudar. É povo de palavra se prometeu vai cumprir.
Sai de igreja. Indagando-me… Aonde mesmo devo ir?
Duda Tourinho é Jequieense, filha de Maria Elisa Tourinho Viana e Fábio Veloso Viana. Viveu em Jequié até os 12 anos de idade, indo estudar em Salvador, se formou em Pedagogia e é especialista em Psicologia organizacional, e também é uma das integranntes da comissão organizadora do “MOVIMENTO LOVE JEQUIÉ. Duda nunca deixou de curtir suas férias em Jequié (disse ela).Hoje retorna a cidade Sol para fixar residência junto aos seus familiares, e matar saudades, é claro!
Duda, vc disse coisas que faz-me também voltar aquele tempo em que sentia o frenesi dos pequenos lazeres que tínhamos e que nos faziam felizes. Os namoradinhos, os passeios, os matinês zoadentos do Cine Jequié, onde eu levava gibis para trocar com os meninos do cinema. Tinha o tal do seriado além do filme. Tempos bons e maravilhosos, Duda, já que não volta a gente se lembra. Bjo Ió
O TEMPO, esse SENHOR impassível. Como uma divindade, reune em si três pessoas: avô do passado, pai do presente, filho do futuro. Hoje tive a satisfação e o privilégio de conhecer Duda Tourinho. Dela, tenho ouvido falar muito ultimamente, mas só de ouvir falar. Não sabia que era filha de pessoas tão dignas: a professora Elisa e Seu Fábio, como os chamávamos. Quando vi o seu rosto ilustrando a matéria, retornei alguns anos e fui até à varanda e ao jardim da casa de seus pais na Av. Rio Branco, vizinha à casa dos meus tios Clementino (Tio Quelé) e Dona Iaiá ( Tia Iaiá), varanda que ficava estacionada uma Rural Willys, se a memória não me engana. Devo ter visto brincando por ali Duda e Fabinho. Foi bom ter lido as saudades de Duda, saudando do alto das escadarias da Catedral de Santo Antonio a sua volta a Jequié, bem acompanhada de seus familiares para refixar residência. Mas, por favor, não mate as saudades. Deixe que elas cresçam, floresçam e feneçam por si mesmas. Por mais que não queiramos, se vivemos a saudade vive em nós. Sejam bem-vindos!
Jó, que alegria ler seu comentário a respeito da crônica de Duda Tourinho.Você é único, não existe!!!!!!Morro de saudades de você e daquele tempo bom aqui em Jequié.
Bjos saudadessssssssssssssssssssssssss
Lú Lélis
OBRIGADA GENTE BOA DESTA TERRA AMADA!
Joel,Glaucia,IÕ….Aderaldo
Joel….tenho que me dirigir especialmente a vc…..doces palavras,como doces as minhas recordações.Esta casa a qual se refere,chamamos de casa Funcional..na época praticamenete a única neste estilo construida por meu pai!Na Av.Rio Branco…..Sou muito saudosista e esse passado me persegue…pois a nossa infância é a base de novas etapas das nossas vidas!E hoje…ainda trago traços,jeitos e.gestos….do meu tempo de criança de menina…quando fui para Salvador com meus 12 anos de idade!E volto agora para uma cidade bem diferente…mas o amor permanece o mesmo!Duda Tourinho
Parabéns Duda… Jequié precisa disto tudo de volta e muito mais. E, uma coisa que também quero, muito, é um dia ser agraciado em voltar a fixar residencia na cidade mas acolhedora que conheci. Quero de volta as missas dominicais (às 07hs da manhã) na Catedral (e com Pe Tom)… Quero o baba, aos Sábados, no Clube dos Maçons, com meus irmãos e amigos;;; Quero os festejos de Santo Antonio,principalmente a alvorada de abertura no dia 01 (salvo engano, não faltei a nenhuma durante o período que morei aí)… Quero o almoço em um dos melhores restaurantes de comida baiana que já frequentei, Delicias do Mar… Quero os Happy Hours, às Terças-Feiras, na Fazenda Velha, com meu amigo Neto Pinheiro… Um dia eu volto (com a minha sereia) !!!
Aderaldo….É muito bom esta experiência….Estou aproveitando esta oportunidade de participar da construção da FOTOBIOGRAFIA..tendo Telmo Carvalho..como idealizador..ele que também canta esta cidade em prosa e versos…Veio com esse Movimento Cultural..rever conhecidos deixados por aqui..E hoje voltamos no tempo…para recoradar só as coisas boas e resgatar os laços afetivos!Seu relato tb me truoxe o conhecimento da sua história!Quanta coisa boa essa nossa aproximação está nos proporcionando!Obrigada amigo!E vamos nos encontrar para brindar essa felicidade!
E tão bonito quando a gente fala com o coração. Palavras que refletem o sentimento de todos nós. Não acredito que seja saudosismo, mas, um desejo real de ver a nossa cidade brilhando como antigamente! Com seus cinemas ,Auditório, Jequié,que tanto nos distraia além de permitir os namoros e encontros. Comoode uma cidade maravilhosa como Jequié sem cinema. Eu realmente não entendo.
Acho Duda que vc levantou a lebre. Devemos transformar isso em uma campanha: QUEREMOS de VOLTA O NOSSO JEQUIÉ!
Concordo minha prima!agora com o NOSSO MOVIMENTO CULTURAL VAMOS AGREGAR ….OUTROS SEGUIMENTOS.A idéia da campanha é maravilhosa!vamos esperar a chegada do novo Secretário da Cultura e apresentarmos nosso PLANO DE AÇÃO!ObrigadaDuda Tourinho
Muito legal tia Duda Tourinho, parabéns pela crônica, que narra realmente o que nossa cidade precisa!!Muitos encantos da cidade sol,ficaram no passado ,e precisam ser reativados.
alguns segundos atrás · Curtir
Parabéns Lu Lélis por enriquecer o seu jornal e a nós também com essa matéria de uma pessoa do quilate de Duda Tourinho. A capacidade dessa cidadã Jequieense e q resolveu voltar para seu aconchego, a sua TERRA NATAL, é de um encanto e brilho sem par.
Brilhantismo puro.
Esperamos q você com o grande potencial que tens deve nos presentear sempre com pessoas q abrilhantam e enaltecem.
Sugiro uma matéria com Lilian Simone Ribeiro, Jequieense que também se encanta com essa terra.: contato llimone@ hotmail.com.
Abraços afetuosos.
Obrigada prima querida…..Sempre presente na minha vida! Nossa história teve início nesta cidade e aqui voltaremos sempre para colher os frutos!Duda Tourinho!
LU LÉLIS!
VOCÊ SABR RAZER A DIFERENÇA!
Duda Tourinho!
Lu Lelis voce esta de parabens pela forma que vem tratando os visitantes do seu diario , nos brindando com bellas materias e agora nos traz Duda deliçia podemos dizer que ela escreve pra todos,, Duda adorei a cronica muito bem focada no assunto e bem transparente.. acredito que Jequie te ama.
Continue escrevendo nos precizamos desse combustivel que voce tem .. a docura de unir letras formando palavras e frases que nos embreagam de otimismo.
Companheiro “Leopardo”.Obrigada….Juntos teremos esta força!TODOS POR JEQUIÉ!Duda Tourinho!
Parabéns por Jequié à tê-la de volta. Obrigado pela crônica tão saudosa.
Parabéns Duda Tourinho pela belíssima crônica. Os seus anseios e desejos correspondem ao nossos. J
Jequieenses que amam seu lugar. Eu acho inclusive que agora que você retornou para a nossa terra, deveria se aventurar mais e se arriscar na politica. Precisamos de pessoas como você que desejam fazer o melhor pela cidade Sol. Obrigada.