Home » Bahia » Consepe define questões sobre ensino híbrido, novos estudantes e Calendário Acadêmico

Consepe define questões sobre ensino híbrido, novos estudantes e Calendário Acadêmico

Em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada nos dias 2 e 9 de junho, a Uesb deliberou alguns posicionamentos sobre pautas voltadas para o ensino híbrido, o ingresso de novos estudantes e o Calendário Acadêmico referente ao período letivo de 2020.2. Sobre o ensino híbrido, o reitor Luiz Otávio de Magalhães destaca que, desde o ano de 2020, a Instituição vem realizando atividades de forma remota, com exceções vinculadas à área de Saúde, como internato dos cursos de Medicina (5º e 6º ano) ou realização de estágios realizados diretamente nas unidades de saúde, dentre outros.

A novidade é a deliberação, para o próximo semestre letivo, da abertura de outras exceções, que estão associadas aos critérios dos Colegiados de cursos. Dessa forma, cada Colegiado deverá realizar um levantamento daquelas disciplinas que devem ser realizadas de forma presencial e que são essenciais para a continuidade dos cursos. Após esse procedimento, os Colegiados deverão informar ao comitê do Consepe para aprovação. Nesse sentido, a Uesb mantém a realização majoritária das atividades de forma remota.

Sobre a realização do Vestibular Uesb, o reitor pontua que não será possível manter a realização presencial do processo seletivo, devido ao quadro pandêmico em que ainda se encontra o país e a região. Conforme discutido em reunião, também não há a possibilidade de realizar o Vestibular de forma virtual. “O Vestibular virtual exige que o candidato esteja com um computador e câmera que não pode ser desligado durante a prova. Então, aquele estudante em situação de vulnerabilidade econômica, que não tem acesso aos dispositivos, ou aquele candidato que a conexão de internet falhar, eles terão a inscrição cancelada. Assim, o Vestibular virtual não serve para atender a essa diversidade que demanda o público”, explicou.

Para as vagas do primeiro semestre letivo de 2021, o Conselho aprovou a manutenção de 50% das vagas disponíveis no próximo processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O número de vagas por curso será levantado pelos Colegiados e informado, em breve, no site da Universidade.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.