O Ministério da Saúde confirmou na ultima quinta-feira (14), a circulação do Zika vírus no país. O Instituto Evandro Chagas atestou positivo para o exame de 16 pessoas que apresentaram resultados preliminares para o vírus. Foram oito amostras da Bahia e oito do Rio Grande do Norte.
Segundos estudos, apenas 18% das pessoas com Zika vírus apresentarão manifestações clínicas da doença. Sua evolução é benigna, com um período de incubação de aproximadamente quatro dias. A doença é caracterizada por febre baixa, hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) sem secreção e sem coceira, artralgia (dores em articulação) e exantema maculo-papular (erupção cutânea com pontos brancos ou vermelhos), dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. Os sinais e sintomas podem durar até 7 dias.
A maior parte dos casos não apresentam sinais e sintomas e não há registro de morte associadas. O vírus é transmitido por meio da picada de mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Por esse motivo, as medidas de prevenção e controle são as mesmas já adotadas para a dengue e chikungunya.
Em Jequié os casos suspeitos de Zika vírus tiveram início na Semana Epidemiológica N° 09 (23/02/2015 a 01/03/2015) e até a presente data são 735 casos suspeitos da doença.Segundo o Departamento de Vigilância, em parceria com a comunidade, com a intensificação dos trabalhos no combate a doença, vem demonstrando diminuição de casos suspeito s de Dengue e do Zika vírus.