Durante o mês de novembro e dentro da programação do “Novembro Azul”, a prefeitura municipal de Jequié, através da Secretaria de saúde, em parceria com o Laboratório Diagnostica de Análises Clínicas, estará realizando exames Antígeno Prostático Específico (PSA).
O PSA é encontrado principalmente no sêmen, mas uma pequena quantidade é também encontrada no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml (nanograma por mililitro) de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.
O atendimento está sendo realizado pelo Urologista, Dr. Elias D’Ávila, nas Estratégias de Saúde da Família da rede municipal e compreende em consultas médicas, exames laboratorial, de imagem e biopsia.
A medida visa reduzir de forma preventiva os casos de câncer de próstata e mortes entre os homens. Geralmente quando o câncer de próstata está presente o nível do PSA está acima de 4 ng/ml. Entretanto, um nível abaixo desse valor não significa que o câncer não esteja presente. Quase 15% dos homens com PSA abaixo de 4 ng/ml são diagnosticados com câncer de próstata na biópsia. Os homens com nível de PSA na faixa de 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 1 em 4 de ter a doença. Se o PSA se encontra acima de 10 ng/ml, a possibilidade de ter câncer de próstata é superior a 50%.
Para a prefeita do município Tânia Britto, o “Novembro Azul” é um momento para conscientizar a população da necessidade da ação preventiva.