
O primeiro entardecer de 2025, no Farol da Barra, em Salvador, foi embalado por grandes nomes da música baiana e nacional. Estamos falando do projeto Pôr do Som, criado pela cantora Daniela Mercury, e que esse ano recebeu o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA).

“É a recepção de um novo ano em que a Bahia reafirma a sua mensagem de esperança também, de esperança no Brasil, com essa grande celebração da cultura, e com essa grande apresentação, com tantos convidados, com essa valorização da nossa cultura recebendo esse ano de 2025”, reafirmou o secretário Bruno Monteiro, da Secult-BA.

Com essa iniciativa, a gestão baiana reforça o papel fundamental no apoio a ações culturais e sociais, que promovem o desenvolvimento e a valorização da arte.
“Estou agradecidíssima, porque é um presente para a cidade que o Governo pode dar, porque essa é uma festa para a cidade. E poder proporcionar essa celebração dos 40 anos do Axé nesse lugar, com um palco lindo, do jeito que todos esses artistas e tudo que nós contribuímos ao longo desses anos para a prosperidade da cidade, para a economia da cidade, para a vida da cidade, para a disseminação da cultura, para as lutas sociais”, comentou Daniela Mercury, destacando a importância do apoio estadual para a realização do evento.
O suporte também se estendeu à estrutura. Aproximadamente 300 policiais militares, distribuídos em posto elevado, três postos de abordagem e patrulhas garantiram o clima de tranquilidade da festa.
O projeto acontece há 25 anos, todo 1º de janeiro, no Farol da Barra. Esta edição também marca os 40 anos do Axé Music, 75 anos do trio elétrico e os 40 anos de carreira da artista. O nome do evento é uma homenagem à canção “Farol da Barra”, de Caetano Veloso e Luiz Galvão. Daniela Mercury cantou diversos sucessos da carreira com Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Pierre Onássis, Márcio Victor, Rachel Reis, Banda Mel, Banda Didá e Márcia Freire, e a participação especial de Gabriel Mercury, filho da cantora.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA