Home » Sem categoria » Cinco universidades baianas estão entre as 100 melhores do Brasil; UFBA está entre as 70 melhores da América Latina

Cinco universidades baianas estão entre as 100 melhores do Brasil; UFBA está entre as 70 melhores da América Latina

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) ficou em 69º lugar no ranking das melhores universidades da América Latina, em lista divulgada pela QS Top Universities. No âmbito nacional, cinco universidades baianas aparecem no top 100.

Foto Divulgação

 O resultado, divulgado na 14ª edição do QS World University Rankings, mostra um avanço da UFBA em relação ao mesmo estudo no ano passado. Este ano, a universidade ocupa a 17ª posição do Brasil e 69ª da América Latina, enquanto no ano passado ocupava, respectivamente, as 19ª e 73ª posições.

Além da UFBA, outras quatro universidades baianas aparecem no ranking das 100 melhores universidades brasileiras: A Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), que aparece na 52ª posição, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que aparece na 55ª posição, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que aparece na 76ª e a Universidade Salvador (UNIFACS), que aparece na 93ª posição.

A UNIVASF, apesar de ter a sua reitoria localizada em solo pernambucano, apresenta campi nas cidades baianas de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. Além da Bahia e de Pernambuco, a universidade ainda apresenta um campus no Piauí.

No Nordeste, a UFBA, que ocupava, até o ano passado, a terceira colocação, ultrapassou a Universidade Federal do Ceará (UFC) e agora está atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 O ranking considera quatro distintos campos para avaliar as universidades, entre eles estão: pesquisa e desenvolvimento, experiência de aprendizado, engajamento global e empregabilidade.

 A primeira colocada na América Latina é a Universidade de São Paulo (USP), que, no Ranking Global, figura na 92ª posição. Outras três universidades brasileiras fazem parte do top 10 latino-americano: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP), na 3ª posição, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 5ª e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), na 8ª colocação.(bahianoticias)

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.