Home » Sem categoria » Cartão do SUS é Obrigatório para Atendimento

Cartão do SUS é Obrigatório para Atendimento

Cadastramento Cartão SUS

Desde março, todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde (CNS) para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até mesmo aqueles que possuem plano de saúde ou habitualmente realizam consultas e outros procedimentos de forma particular devem possuir o Cartão.

A determinação, do Ministério da Saúde, e começou a valer desde o dia 1º de março de 2012. Deste dia em diante, em todos os atendimentos feitos em estabelecimentos de Saúde, o usuário terá de informar o número do seu Cartão Nacional do SUS, não importando se o atendimento é pelo Sistema Único, particular ou por plano de saúde. O número será solicitado no ato da admissão do paciente.

O preenchimento do número do CNS do usuário é obrigatório para o registro dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.

Como Fazer o Cartão

O cadastramento é feito pelas prefeituras e remetido ao governo federal. O CNS tem o formato de um cartão de crédito e contém uma etiqueta com dados pessoais do usuário e o número nacional, fornecido pelo Ministério da Saúde depois do pedido de cadastramento. Cada número é único e exclusivo para cada cidadão, e é válido em todo o Brasil. Foi criado para ser o cadastro único de todos os usuários do SUS e centralizar todas as informações sobre o paciente.

Por intermédio dele, o histórico de atendimento do usuário poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde em todo o país. Esse acompanhamento também pode ser feito pelo portador do cartão em área restrita do site do Portal de Saúde do Cidadão, onde constarão informações individuais sobre os contatos com o SUS. As informações disponibilizadas permitem saber quem foi atendido, onde, por quem e com qual tipo de problema, os remédios, os exames e os pedidos de consulta feitos em todo o território nacional.

Aqui em Jequié tem causado transtornos aos que se dirigem ao Posto de Saúde Júlia Magalhães no Bairro do Jequiezinho, em busca do cartão. As queixas são inúmeras em relação ao atendimento precário, falta de informação, distribuição de fichas insuficientes para o número de pessoas que chegam à meia noite, dormem no relento e o atendimento só começa às 8hs e só são distribuídas 10 fichas para mais de 50 pessoas aguardando atendimento. Com a palavra os responsáveis pelo Órgão.

As pessoas que não tiverem o Cartão de Saúde não serão impedidas de receber atendimento em qualquer estabelecimento público de saúde. A meta do Ministério é implantar o registro eletrônico de saúde em todos os municípios brasileiros até 2014. Caso isso aconteça, denuncie!!

 

Um comentário

  1. Bom dia, hoje pela quarta vez, estive no Centro de Saude Júlia Magalhães para tentar retirar uma senha para depois conseguir o cartão do SUS. As pessoas ficam na fila desde a madrugada, e, quando chega o monitor para entrega de senhas, diz que são somente 40 por dia. Sendo que, para idosos não existe preferência. Nem sequer à tarde, são entregues senhas. Hoje, comentou esse senhor, que são somente dois funcionários para preenchimento das fichas para solicitação do cartão do SUS. Foi questionado o porque de não ser transferido mais funcionários para esse Posto. O bairro jequiézinho é grande e esse atendimento está precário. Será que é tão difícil assim preencher uma ficha para encaminhar o pedido do cartão? Se for, as pessoas mesmo na fila já poderiam ir preenchendo. Gostaríamos de uma solução, sendo que, houve o mutirão no sábado e de nada adiantou.
    Pedimos como cidadãos, que verificassem o que está acontecendo.
    Atenciosamente.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.