O Conselho Municipal de Cultura de Jequié vem a publico para manifestar sua posição contra a instalação da agencia do SAC de Jequié no anexo do Centro de Cultura Antonio Carlos Magalhães.
O Centro de Cultura ACM é uma conquista da comunidade artística de Jequié, é um símbolo do processo cultural construindo ao longo destes anos em nosso município.
Este equipamento Cultural é um dos, e por que não dizer melhor, do Estado da Bahia só perdendo para o TCA em Salvador, certificado por milhares de artistas que já passaram por nossa cidade; sua estrutura física foi pensada de forma a atender as diversas linguagens culturais.
É um espaço tão importante na formação do indivíduo, uma vez que Cultura é “o cultivo da mente”. Ou, nas palavras de Bertolt Brecht, “(…) é pensar, é descobrir”. Tal atitude do Estado é uma violência á cultura do município e não podemos permitir que os equipamentos culturais sejam violentados por aqueles que não conseguem compreender a importância tais equipamentos para a comunidade.
Esta é forma que o Estado quer tratar a cultura no município de Jequié ˀ
O Centro de Cultura ACM está longe de ser um equipamento ocioso sem utilidade, muito pelo contrario, ele possui uma extensa grade de atividades culturais e para, além disso, este equipamento já se consagrou como um ponto de referencia cultural para a comunidade jequieensse.
Compreendemos a importância e a urgência do SAC para o povo, mas também sabemos que existem outros locais que o Estado pode buscar para a instalação do SAC.
Conselho Municipal de Cultura