O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), realiza nesta quarta-feira (15), às 15h, no Largo Tereza Batista (Pelourinho), a apresentação do Carnaval Ouro Negro 2023, com os resultados desta que é a 14ª edição do programa. O ato celebra o maior investimento do edital Carnaval Ouro Negro – mais 7,6 milhões (um aumento de 98,97% em relação ao último carnaval), contemplando 63 agremiações carnavalescas – e vai contar com a presença do governador do Estado Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Jr, que também coordena o Carnaval da Bahia, além dos titulares das pastas de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Bruno Monteiro e Ângela Guimarães, respectivamente. As 63 agremiações contempladas com o investimento do Carnaval Ouro Negro 2023 (lista abaixo) também estarão presentes.
Além do investimento histórico desta 14ª edição do programa, o processo seletivo ultrapassou a marca de inscrições de todas as edições anteriores, alcançando o recorde de 199 propostas de 123 instituições de matrizes africanas dos segmentos afro, afoxé, samba, reggae e de índio. O carnaval dos blocos de matriz africana é parte de um dos programas mais significativos criados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e é a maior política do estado da Bahia para qualificação do carnaval e para valorização da cultura negra.
As agremiações contempladas irão se apresentar nos circuitos oficiais da maior festa de rua do planeta: Barra-Ondina (Dodô), Campo Grande (Osmar) e Pelourinho (Batatinha).
Investimento inédito
Em 2023, o Ouro Negro celebra 14 carnavais apresentando esta edição histórica de uma política afirmativa, que fomenta a participação e a diversidade negra no Carnaval da Bahia com investimento recorde de R$ 7.644.657,50 (quase o dobro do que investido no Carnaval de 2020 – R$3.841.990,00) e contempla 63 agremiações carnavalescas – 15 a mais do que no carnaval anterior. A seleção se deu por meio de edital público, com análise das propostas e da documentação apresentadas pelas entidades por uma comissão de avaliação de mérito. O resultado final foi publicado no último dia 28 de janeiro e os termos de convênio assinados pelas entidades e pela SecultBA, entre os dias 1º e 2 de fevereiro.
O Carnaval Ouro Negro contempla e estimula agremiações oriundas das diversas comunidades de Salvador, que tem na folia o ápice para as diversas atividades sociais que são desenvolvidas ao longo do ano. Indumentárias, toques percussivos, danças, performances e cantos fazem parte dos espetáculos, que trazem em si a força da ancestralidade e da tradição, na construção de uma cultura cidadã.