O Instituto Butantan entregou na sexta-feira (5) mais 1,1 milhão de doses da CoronaVac ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Até o momento, 9,8 milhões de doses do imunizante foram entregues pelo instituto à pasta.
Segundo o presidente do Butantan, Dimas Covas, novas entregas diárias de 600 mil doses devem começar no dia 23 de fevereiro, com a chegada de insumos (IFA) para a produção de vacinas na próxima semana. Para que o instituto cumpra o acordo firmado com o Ministério da Saúde de entregar 46 milhões de doses até abril deste ano, 12 mil litros de IFA devem ser importados.
“Em dois movimentos, o primeiro de 8 mil litros, que aguardamos autorização, e o segundo de 4 mil litros, que também aguardamos autorização para a exportação lá na China”, disse Covas. Conforme noticiou o portal Terra, o Ministério da Saúde deve exercer a opção para mais 54 milhões de doses da vacina e Covas afirmou que os 33,6 mil litros de IFA referente a este montante devem começar a chegar ao Brasil em março até junho. O Butantan tem de entregar o lote adicional ao ministério até setembro.